O comércio exterior depende integralmente das operações logísticas que, muitas vezes, podem ser complexas e demoradas. Visando diminuir a complexidade das empresas em lidar com seus transportes, surge o agenciamento de cargas, que traz eficiência e pontualidade para os processos logísticos do comércio exterior.
O que é o agenciamento de cargas?
O agenciamento de cargas surge como forma de otimizar o processo logístico das empresas, sendo responsável pela distribuição, transporte e controle de estoque e burocracia. O objetivo do agenciamento de cargas é fazer com que sua mercadoria alcance o destino da forma mais rápida e barata possível através da incorporação entre os vários tipos de modais.
Agindo como um intermediador, o agenciador de cargas se utiliza da ligação entre os embarcadores e os prestadores de serviço para agilizar os processos logísticos. Os agenciadores de cargas são, então, responsáveis por intermediar a busca por transporte e se certificar de que o produto seja entregue corretamente e dentro do prazo estipulado. Dessa forma, o agenciamento de carga se preocupa diretamente com a organização e integração dos processos logísticos para o sucesso da operação.
Como funciona o agenciamento de cargas?
Para efetuar o agenciamento de cargas, o agenciador vai em busca de todos os dados detalhados da carga, seja sobre as obrigações de distribuição ou as particularidades da carga. Através disso, o processo é planejado de forma completa, buscando atender todas as necessidades do cliente por meio da otimização das rotinas atuais de transporte ou da criação de novas rotinas que visam aumentar a eficiência e reduzir os custos.
As empresas de agenciamento de cargas são prestadoras de serviço regulamentadas do ramo de consultoria que atuam como empresas de intermediação. Para um bom funcionamento, o agenciamento deve se basear nesses pilares:
- Relacionamento próximo e privilegiado a operadores de carga e transportadoras.
- Boa carteira de clientes embarcadores, o que possibilita ao agente de cargas maior capacidade de conseguir bons acordos para todos eles.
- Ferramentas tecnológicas de análise e produção de dados logísticos, como softwares que permitem a análise de rotas, custos, incidência de impostos e distâncias percorridas.
- Know-how, experiência e prática na resolução e enfrentamento de problemas relacionados ao segmento de transporte e logística.
Vantagens do agenciamento de cargas
Facilidade na liberação alfandegária
Sua empresa pode contar com profissionais competentes na análise e lançamento de documentos de entrada e saída de suas mercadorias de um país para outro, com todo o acompanhamento junto aos órgãos competentes.
Além da facilitação na parte burocrática, os agenciadores permitem antecipar as exigências dos órgãos públicos. Isso agiliza o providenciamento de todos os documentos antes que ocorra a retirada da carga, evitando gastos extras.
Redução de custos
Através do agenciamento de cargas, o profissional tem a possibilidade de escolher a melhor opção de documentação, prazos, integração de modais, segurança, armazenamento e rastreabilidade da carga.
Por meio disso, consequentemente há redução de custos e diminuição no desperdício de tempo, já que o agenciador de cargas, com seu know-how e experiência, facilita os processos.
Outro diferencial são as soluções personalizadas fornecidas pelos agenciadores, que compreendem o tamanho da sua empresa, a necessidade de armazenamento, o tipo de carga e a rapidez e agilidade do transporte.
Melhoria no fluxo de atividades
Trabalhar com um agenciador de cargas permite que sejam traçados planejamentos financeiros que evitam os custos desnecessários como diárias e multas e reduzem a burocracia. .
Distribuição inteligente e econômica
Toda parte da distribuição fica sob responsabilidade dos agenciadores.
Esse trabalho é realizado a partir de um levantamento sobre a integração de modais mais adequada para sua empresa e a possibilidade de usar transportes alternativos para que a entrega seja feita rápida e economicamente.