Você entende quais são as diferenças entre uma Trading Company e uma Comercial Importadora/Exportadora?
Por se tratarem de modalidades de empresas que trabalham de forma principal com o mercado de comércio exterior, existem algumas dúvidas de qual é exatamente a função de cada uma.
Nesse artigo vamos entender:
- O que é uma Trading Company;
- Quais as principais vantagens e desvantagens de uma Trading Company;
- O que é uma Comercial Importadora/Exportadora;
- Quais as principais vantagens e desvantagens de uma Comercial Importadora/Exportadora;
- Quais as principais diferenças entre uma Trading Company e uma Comercial Importadora/Exportadora.
Continue lendo esse artigo para compreender melhor esse assunto.
O que é uma Trading Company?
A Trading Company, ou TC, é uma prestadora de serviço que tem como principal função ser facilitadora do processo de importação e exportação. Essas empresas surgem como uma intermediária entre o vendedor e comprador que se encontram em países diferentes.
A Trading tem como objetivo realizar a comercialização dos produtos nacionais no mercado internacional ou nacional, e um dos pontos principais é que esta empresa apenas faz as transações, não precisando ter relação com o produtor, somente comprando e vendendo os produtos, sendo então uma empresa independente e que pode realizar transações de diversos produtos simultaneamente.
A Trading Company também pode realizar importações e exportações por conta própria para operar como comercial importadora/exportadora.
Quais as principais vantagens e desvantagens de uma Trading Company?
Vantagens
- Normalmente as Tradings Companies possuem características de empresas de médio e grande porte, desta forma, oferecem mais segurança para efetuar transações comerciais;
- Também conseguem usufruir de todos os benefícios fiscais para exportação e importação de cargas;
- Possuem capacidade para praticar operações de alto valor;
- Por possuírem muito conhecimento no mercado externo, com contatos e parcerias de clientes estrangeiros, conseguem assim oferecer uma melhor assessoria a clientes iniciantes e inseri-los no mercado internacional;
- Tem um know how grande quando o assunto é importação e exportação, não precisando a empresa contratante dispor de conhecimento ou mão de obra.
Desvantagens
- Para iniciar esse tipo de empresa, é necessário um capital mínimo de alto valor para constituí-la;
- Todos os riscos relacionados às operações de transações das mercadorias são de responsabilidade da Trading;
- O processo burocrático é bem mais extenso e também é necessário registro especial para serem permitidas a exercer a comercialização no exterior.
O que é uma Comercial Importadora/Exportadora?
As Comerciais Importadoras ou Exportadoras trabalham prioritariamente com a importação ou exportação direta. Nesse caso, essas empresas fazem a sua importação/exportação e revendem internamente ou externamente por conta própria.
Essas empresas devem possuir ampla competência em questões do mercado internacional e bom relacionamento com clientes e estabelecimentos no estrangeiro.
Quais as principais vantagens de uma Comercial Importadora/Exportadora?
Vantagens:
- Não precisa de capital mínimo para ser originada e também deve seguir as conformidades e legislação de qualquer empresa comercial;
- Pode realizar operações de importação ou exportação nos mercados interno e externo;
- Pode utilizar os benefícios fiscais para importação ou exportação de mercadorias.
Desvantagens:
- Comerciais Importadoras/Exportadoras atuam em uma proporção bem menor que uma Trading Company, portanto seu reconhecimento internacional também é bem menor;
- Possui responsabilidade por todos os riscos que envolvem a transação de mercadorias com o exterior;
- Necessário um investimento em um setor interno de importação ou exportação, com mão de obra qualificada e experiente.
Quais as principais diferenças entre uma Trading Company e uma Comercial Importadora/Exportadora?
Dentre as principais diferenças entre esses tipos de empresa, podemos destacar a modalidade de serviços prestados: enquanto a Trading foca suas atividades de importação e exportação como intermediária de algum cliente, a Comercial Importadora/Exportadora apenas realiza operações para si para que possa fazer a venda e distribuição dessas mercadorias.
É importante observar que para a legislação brasileira existem dois tipos de comercial importadora/exportadora, uma delas é a Trading. Porém, para que uma empresa possa ser oficialmente uma Trading Company, ela precisa possuir o Certificado de Registro Especial.
Para receber esse documento a empresa precisa ser uma S/A e ter um capital mínimo definido pela legislação básica da modalidade. As demais comerciais importadoras/exportadoras são regidas pelo Código Civil Brasileiro e para realizar suas atividades de importação e exportação precisam estar habilitadas na Receita Federal.
Na linha da tributação, não existem diferenças entre as duas modalidades. Tanto a Trading Company quanto a Comercial Importadora/Exportadora possuem os benefícios fiscais para o Imposto sobre Produtos e Industrializados (IPI), para as Contribuições Sociais e para o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Entendeu melhor como identificar as diferenças entre uma Trading e uma Comercial Importadora/Exportadora? Compartilha esse artigo com algum amigo que também precisa.
Ah, não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber toda semana conteúdos novos como esse.