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As ferramentas de pesquisa de mercado são importantes para nortear os empreendedores brasileiros dentro do seu ramo de negócios e também para quem trabalha com importações e exportações. Os gestores de comércio exterior têm as mesmas dúvidas de quem tem um negócio local, no entanto, muitas vezes é difícil encontrar informações precisas sobre concorrentes ou produtos similares de outros países.

É nesse momento que as ferramentas de pesquisa podem ajudar. Gratuitas ou pagas, essas plataformas podem trazer informações imprescindíveis para planejar uma estratégia de negócio e melhorar os resultados da empresa.

Por isso, neste artigo vamos apresentar cinco ferramentas de pesquisa de mercado internacional que você pode usar para conseguir mais informações sobre o seu setor de atuação.

ferramentas de pesquisa do mercado internacional
Ferramentas de pesquisa do mercado internacional

Conheça as principais ferramentas de pesquisa de mercado internacional

1. AliceWeb

Hospedado no site da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, o AliceWeb oferece informações e números das exportações brasileiras. Os dados da plataforma têm como base o Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) e são atualizados mensalmente.

Para consultar é preciso fazer um cadastro, mas é totalmente gratuito. As categorias são organizadas com base nos códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). É só inserir o código e determinar o período.

2. BrasilGlobalNet

Outra ferramenta de pesquisa de mercado internacional gratuita é a BrasilGlobalNet. Ela foi criada com o intuito de oferecer apoio para empresas que pretendem expandir os negócios para o exterior, além de facilitar o contato entre o exportador e o importador.

Com a BrasilGlobalNet você pode pesquisar oportunidades comerciais, opções de investimento, além de possibilidades de transferência de tecnologia. Outra vantagem da ferramenta é que ela também visa a capacitação dos empresários do setor, já que oferece diversos dados sobre mercados e países específicos.

Dessa forma, você pode checar os países que importam os seus produtos e que podem se tornar clientes em potencial. Ademais, você pode traçar um mapa da sua concorrência — informação extremamente valiosa!

Os dados são da International Trade Center (ITC) e como na ferramenta AliceWeb, é exigido um cadastro para acessar às informações. A classificação utilizada é a do Sistema Harmonizado (SH), correspondendo aos primeiros seis dígitos da NCM de cada produto.

3. Software de gestão ERP

Além de automatizar a gestão e organizar os fluxos e processos de uma empresa, o software ERP também pode ser usado para monitorar informações de mercado nacional ou internacional. Com isso, a empresa ganha vantagens competitivas ao receber alertas configurados de acordo com a sua necessidade.

O software ERP apresenta várias outras vantagens que podem ajudar sua empresa a crescer e se diferenciar da concorrência, uma vez que esse sistema permite a integração de setores, a minimização de erros, além de ajudar no acompanhamento dos indicadores da empresa.

4. BizStats

A ferramenta gratuita traz informações financeiras e estatísticas de diversos setores do mercado. No BizStats você tem acesso à lucratividade das empresas, análises de risco e relatórios financeiros, por exemplo.

O ideal é levantar informações de organizações relevantes para o seu segmento e que ajudem na tomada de decisão.

5. Google Trends

O Google Trends não é exatamente uma das ferramentas de pesquisa de mercado, mas pode ajudar na fase inicial do levantamento de informações. Ele mostra as buscas feitas por usuários na internet e oferece, por exemplo, dados sobre a segmentação regional dos seus clientes.

Lembre-se que independente das ferramentas de pesquisa que você utiliza, ela só será útil se houver um planejamento prévio e se a consulta for realizada da forma correta. Portanto, é importante definir qual dado é relevante para o seu negócio e direcionar as pesquisas corretamente.

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