Skip to main content
0
(0)

O programa Portal Único de Comércio Exterior é um projeto para reformular a área de comércio internacional no Brasil, no que tange a importação, exportação e o trânsito aduaneiro. A ideia com essa reorganização é ter processos mais eficientes, escolhas mais assertivas e uma integração mais ampla entre todos os intervenientes do comércio exterior brasileiro.

Quer conhecer um pouco mais do que esse programa pode oferecer para os seus processos? Então continue a leitura do artigo!

portal único de comércio
Portal único de comércio

O três moldes do programa

Sejam suas modais do setor privado ou do setor público, para que o objetivo final seja alcançado com sucesso, o programa do Portal Único de Comércio Exterior está se baseando em três pilares principais:

  • Integração dos intervenientes;
  • Redesenho dos processos;
  • Tecnologia da Informação.

Integração dos intervenientes

O primeiro pilar do programa busca a integração dos envolvidos nos processos de comex. Forças do setor privado e integrantes do governo se reuniram e planejaram o Portal Único de Comercio Exterior sob os olhos de uma grande estrutura governamental (Secretaria da RFB, Secretaria de Comércio Exterior e a Casa Civil). Essa estrutura envolve os 22 órgãos do governo que participam e atuam do comércio exterior.

A integração se torna maior e extremamente fundamental no momento em que esses órgãos se unem com os principais envolvidos e beneficiados com este novo programa, sejam eles importadores, exportadores, despachantes aduaneiros, terminais portuários, dentre outros.

Um grande passo que será dado nessa integração entre os atores do comex será a harmonização dos processos e seus documentos envolvidos, buscando menor retrabalho no que diz respeito a comprovação dos dados e a redução de custos muitas vezes desnecessários.

Atualmente, em muitos momentos de um processo, um mesmo documento é apresentado de forma isolada para mais de um órgão de governo, o que gera custos e retrabalhos desnecessários, tanto para o governo como para o setor privado e envolvidos diretos nos processos.

Redesenho dos processos

De forma simplificada, este segundo pilar visa inovar os processos de importação e exportação devido a avanço do comércio exterior brasileiro desde sua base estrutural, desenvolvida em 1990 com o Siscomex.

Como os órgãos atuantes no comércio exterior são muitos, voltados a vários setores diferentes, como por exemplo o meio ambiente (Ibama) e saúde humana (Anvisa), os mesmos cobram documentos e comprovações de dados que nem sempre se conversam. Isso cria gargalos e atrasos nos registros de documentos e entregas de mercadorias.

A ideia do setor privado com os demais envolvidos nos processos de importação e exportação é redesenhar os processos, encontrar os gargalos e verificar as possibilidades de harmonização dos órgãos e seus documentos envolvidos. Com isso, um processo de importação e exportação se tornará mais ágil, trazendo maior competitividade e possibilidade de aumento de receita, além de, por consequência, elevar os números da balança comercial.

Novidades já estão sendo criadas na exportação com o DU-E e na importação com a DUIMP, que tal se inscrever na nossa Revista Conexos para receber mais informações sobre o assunto semanalmente?

 

Tecnologia da informação

Por último, o programa terá o desafio de implantar os mais modernos recursos tecnológicos afim de facilitar o fluxo das informações, fazendo com que o conceito de “portal único de comércio exterior” seja realmente assertivo.

portal único de comércio
Portal único de comércio

Hoje alguns softwares terceiros buscam uma facilidade aos usuários e afins dos processos como é o caso do CONEXOS CLOUD, software especialista em comércio exterior, e atende a diversos componentes dos envolvidos em processo de importação e exportação (Despachante, Trading Company, importador e exportador direto, industrias importadoras e exportadoras, dentre outros).

Quer conhecer um pouco mais do sistema Conexos Cloud e como ele pode te ajudar nos processos de comércio internacional? Baixe nossa apresentação!

Objetivos gerais do Portal Único de Comércio Exterior

Em linhas gerais, o programa Portal Único de Comércio Exterior visa simplificar os processos de importação e exportação no que tange seus documentos e suas exigências. Além disso, dá maior transparência e harmonização aos atores do comex brasileiro e reduz os custos e prazos que são, na maioria das vezes, extremamente burocráticos.

A Conexos Consultoria e Sistemas está sempre atenta as inovações e possíveis mudanças no comércio exterior brasileiro, para sempre levar aos clientes ferramentas totalmente atualizadas. Você quer receber mais informações sobre o assunto diretamente em seu email? Basta de inscrever na nossa Revista Conexos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.