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Saber precificar produtos que serão vendidos no exterior é fundamental para que a empresa possa competir no mercado internacional. Para isso, é necessário entender como fazer o cálculo de precificação de mercadorias corretamente.

Custos com transporte, armazenamento, capatazia, gastos com despacho aduaneiro, taxas portuárias, impostos e diversas despesas administrativas são apenas alguns dos aspectos que devem impactar o preço final dos produtos comercializados em território estrangeiro.

Portanto, neste conteúdo mostraremos como precificar produtos vendidos no exterior. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir a leitura do artigo de hoje!

Por que é tão importante saber precificar produtos para atividades de comércio exterior?

Em termos simples, o preço de um produto é a representação financeira da proposta comercial de valor da empresa. Sua formação é um somatório de despesas, custos, impostos, margem de contribuição, competitividade no mercado, preço praticado pela concorrência etc.

Em outras palavras, precificar produtos é uma tarefa que não pode ser pautada em sugestões ou na intuição dos gestores da empresa, mas em aspectos que envolvem desde o comportamento de consumo do público-alvo até a viabilidade financeira da economia do país em que o produto é vendido.

O que considerar na hora de precificar produtos?

A precificação não consiste apenas em uma forma de cobrir as despesas da empresa e gerar receita, já que pode ser utilizada estrategicamente para atrair mais consumidores e aumentar o índice de competitividade do negócio. Dessa forma, é preciso considerar uma série de fatores na hora de precificar produtos, conforme citamos a seguir.

Custo

O custo de um produto deve agregar todos os pontos necessários para sua aquisição ou produção, como:

  • matéria-prima;
  • custos de frete;
  • impostos;
  • embalagem;
  • mão de obra direta da mercadoria.

É preciso somar todos os gastos que contemplam a formação do estoque da empresa e dividir pelo número de itens produzidos ou adquiridos para que se obtenha o valor exato do custo.

Impostos e certificações de qualidade

Não é nenhuma novidade que a carga tributária brasileira é pesada e complexa. Por isso, os impostos devem ser devidamente calculados para que sejam diluídos no preço dos produtos que sua empresa venderá ao exterior.

Além disso, é importante conhecer a legislação do país em que você pretende manter atividades comerciais para saber se será necessário pagar por certificações e selos de qualidade adicionais, de modo que seus produtos possam ser comercializados em território estrangeiro.

Concorrência

Por mais que você já tenha chegado a um preço final satisfatório e que cubra os gastos e gere lucro para a empresa, após ter calculado todos os custos do produto, a precificação deve considerar também o valor praticado pela concorrência em seu mercado de atuação.

Seus preços precisam ser competitivos de acordo com seu segmento e categoria de produtos, caso contrário o público procurará a concorrência. Lembrando que, neste caso, você estará concorrendo com empresas internacionais.

Transporte

Outro fator importante a ser considerado na hora de precificar produtos vendidos no exterior são os custos com transporte. É fundamental procurar pela opção mais viável, considerando o custo e o prazo de entrega das mercadorias no país destino.

As alternativas são via marítima, aérea ou terrestre, cada uma com suas vantagens e desvantagens no que se refere ao tempo de entrega, segurança da integridade das mercadorias e preço.

Embalagens

Para concluir, é importante mencionar um dos fatores de maior influência na hora de precificar produtos: as embalagens. Afinal, elas são responsáveis por proteger as mercadorias e garantir que cheguem em seu destino em segurança e perfeito estado de conservação.

Entre caixas de madeira, contêineres ou simples embalagens de papelão, o fato é que ao escolher a melhor alternativa, deve existir um equilíbrio entre custo e benefício. Para isso, analise as necessidades do tipo de produto que será enviado e verifique a opção mais viável.

Como você pôde conferir, precificar produtos vendidos no exterior não é uma tarefa tão complexa. Basta ter perspectiva de mercado e saber analisar os aspectos externos à sua empresa.

Agora que você já sabe quais são as melhores práticas para precificar produtos vendidos no exterior, não deixe conhecer também o módulo comercial de distribuição do ERP da CONEXOS!

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