Skip to main content
4.3
(60)

Para a realização da exportação e importação de produtos são necessárias empresas que estejam aptas a realizar esta comercialização. Atualmente, as empresas mais procuradas são as Trading Companies, devido a sua maior visibilidade e quantidade de recursos e clientes. Assim, montar uma trading é um ótimo empreendimento na área de comércio exterior.

A Trading Company é a empresa que promove a importação ou exportação de produtos, funcionando como um canal entre o fornecedor e o comprador.

Elas são comumente utilizadas por produtores de pequeno a médio porte, ou para aqueles que não possuem um setor de exportação ou importação própria, necessitando que outra empresa realize o serviço.

Neste artigo vamos explicar como montar uma Trading Company e o que é necessário para sua criação. Continue a leitura!

O que é uma Trading Company?

A Trading Company é uma empresa que promove a exportação ou importação de produtos. Entretanto, na legislação brasileira elas não aparecem como tal, sendo utilizado apenas o termo Empresa Comercial Exportadora. Existem algumas diferenças entre as duas empresas.

Para montar uma Trading Company, é necessário possuir um capital mínimo para sua construção. A empresa possui a responsabilidade pelos riscos que envolvem as transações no exterior e é necessária a obtenção do Certificado de Registro Especial.

trading-company

Montar uma trading tem como objetivo realizar a comercialização dos produtos nacionais no mercado internacional ou nacional, e um dos pontos principais é que esta empresa apenas faz as transações, não precisando ter relação com o produtor, somente comprando e vendendo os produtos, sendo então uma empresa independente e que pode realizar transações de diversos produtos simultaneamente.

Uma Empresa Comercial Exportadora para se tornar uma Trading Company precisa, segundo o Decreto-Lei nº 1.248 de 1972, obter o Certificado de Registro Especial, ser construída a partir de uma sociedade de ações, possuir um capital mínimo equivalente a 703.380 Unidades Fiscais de Referência – UFIR (R$ 748.466,66), e não pode ter sido punida por infrações aduaneiras, de natureza cambial, de comércio exterior, ou de repressão ao abuso do poder econômico.

notas fiscais de importação e exportação

Para montar uma trading, é necessário possuir estruturação, que tem como principal fonte o recurso financeiro, já que é preciso possuir um valor mínimo de caixa para abrir a empresa.

Também precisará arcar com custos de licença e com o certificado que permitirá o funcionamento da Trading, assim como o corpo de funcionários e um local apropriado para a realização das transações, tanto com os produtores quanto com mercado externo.

Funcionários necessários para montar uma Trading Company

Para montar uma Trading Company são necessários funcionários preparados e comprometidos, que saibam línguas estrangeiras, entendam do mercado financeiro interno e externo, além de estarem dispostos a acompanhar as mudanças do mercado, conhecendo os produtos mais comercializados.

É necessário, também, conhecer o mercado consumidor e o fornecedor, o que fazem e como fazem, pois, assim, terá uma melhor exatidão na escolha do produto.

São necessários:

  • Um contador;
  • funcionários para a parte de gestão e administração do negócio nas áreas de comercialização e logística;
  • Traders, que são os profissionais que servem de ponte, realizando a comunicação entre o fornecedor e o comprador, também realizam as negociações nacionais e internacionais, assessoram e dão assistência a ambos sobre os produtos, o mercado externo e interno, envio, manutenção, armazenamento, entre outras coisas.

Como fazer a Trading Importação funcionar?

Para o bom funcionamento de uma empresa Trading de importação e exportação é necessário um planejamento e organização, criando uma rotina de trabalhos que facilite as negociações e trâmites burocráticos de forma eficaz.

Além do planejamento do plano de ações, é necessário realizar simulações de custos antes de cada negócio, pois é a partir de uma simulação que a empresa verificará se vale a pena ou não negociar com novos fornecedores e clientes.

É neste momento que será avaliado a necessidade do mercado em receber este produto, os custos que ocorrerão com transporte, liberação e licenças que sejam necessárias, além da variação de valores, uma vez que será realizado comércio com outros países.

postsconexos 2020 outubro 11 linkedin

Um ponto importante para que a Trading Company alcance o sucesso e crescimento no mercado, é contar com um software de gestão empresarial inteligente, que ofereça recursos automatizados que eliminam erros por falhas humanas, proporcionando a redução de custos operacionais e aumentando a eficiência e agilidade na entrega do serviço e produto ao seu cliente final.

Entre em contato conosco e agende uma apresentação do Conexos Cloud, um i-ERP completo para gestão empresarial, totalmente integrado e especializado em Comércio Exterior e veja como poderá ter maior controle no gerenciamento das operações da sua Trading.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 60

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

3 Comentários