Já faz algum tempo que a gestão logística deixou de ser uma preocupação secundária entre os líderes empresariais. Afinal, com a globalização e o impacto que esta teve no mundo todo, o comércio internacional passou a ter certas prioridades como a gestão logística!
Para que mantenham a competitividade de sua operação, oferecendo produtos que atendam às necessidades do consumidor, as organizações precisam investir em eficiência e diferenciação.
Se você procura por mais informações sobre o assunto, encontrou o artigo certo. A seguir, você entenderá um pouco mais sobre a importância da gestão logística em importação e exportação. Além disso, também conhecerá dicas valiosas de como implantar as melhores práticas no seu empreendimento. Boa leitura e bons negócios!
Qual é a importância da gestão logística?
O mercado competitivo impele as empresas modernas a um processo contínuo de otimização. Em busca de resultados expressivos, capazes de suportar o desenvolvimento do negócio, os gestores precisam se dedicar à revisão e ao aprimoramento de seus procedimentos.
Neste âmbito, a gestão logística ganha cada vez mais destaque. Ao carregar consigo o potencial de eliminar retrabalhos e maximizar a performance operacional, garantindo uma economia significativa de recursos, a área desponta como uma vasta oportunidade de alavancagem.
Na prática, a eficiência logística está pautada na administração coerente de toda a cadeia de suprimentos, cobrindo a armazenagem e a distribuição das mercadorias — e mais: quando se trata de importação e exportação, atenção redobrada é fundamental, já que o manejo de itens está sujeito às regulações específicas.
Diante disso, não seria equivocado afirmar que a gestão logística desempenha um papel extremamente relevante na dinâmica das organizações contemporâneas. Isso porque, somente ao entregar valor, prezando a lisura e a efetividade de processos, é possível se destacar — e se manter à frente — no mercado.
Como melhorar a gestão logística da empresa?
Frente aos benefícios derivados da boa gestão logística, é válido ponderar de que forma é possível promovê-la na sua empresa. Confira algumas dicas para implantar as melhores práticas e, assim, começar a colher os resultados já no curto prazo.
1. Conheça bem o fornecedor
A operação logística é complexa e envolve mais de um agente. O fornecedor, por exemplo, exerce uma influência importante no sucesso da operação. Por isso, no intuito de evitar possíveis transtornos, é válido conhecê-lo em profundidade.
Mantenha um relacionamento de proximidade e, sempre que possível, avalie a qualidade do parceiro. Algumas métricas já estabelecidas, como o IQF (Índice de Qualidade do Fornecedor) podem ser bastante úteis para assegurar a viabilidade da relação comercial.
2. Controle o estoque
Uma boa administração de estoques é crucial para a saúde da organização — e, da mesma forma, qualquer deficiência na área pode comprometer seriamente os resultados do negócio.
Não hesite, portanto, em estabelecer processos consistentes e em monitorá-los com frequência. Além disso, lembre-se: a melhor forma de garantir informações críveis e transparentes, que chancelem decisões assertivas, é agregar tecnologia à gestão.
Considere com seriedade a adoção de uma solução robusta para controlar a operação. O ERP, que simplifica rotinas e integra departamentos, é uma ótima ferramenta de alavancagem.
3. Preveja a demanda de cada item
Por fim, embora não menos importante, é necessário que o gestor esteja preparado para atender (e entender) a demanda de mercado para seus produtos, posicionando recursos de acordo com expectativas de venda.
Contudo, nesse caso, não basta a intuição. Os dados são indispensáveis à estratégia e, sem eles, qualquer movimento pode ser equivocado, gerando prejuízos consideráveis.
A gestão logística, portanto, está associada à efetividade do controle operacional e da capacidade do gestor de contar com informações estratégicas sobre seu negócio. Sendo assim, invista!
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Analise de desempenho:
Os KPI – também conhecidos como Indicadores Chave de Performance são uma boa forma de se acompanhar o desempenho de suas operações logística.
Afinal, são elas que vão ditar boa parte do desempenho dos seus negócios!
Investir na captura e na análise de dados é a melhor saída para quem quer, realmente, entrar no mercado digital: não se pode competir com outros quando não se conhece as próprias métricas, certo?
Definir indicadores chave de desempenho é muito importante para avaliar o desempenho do negócio como um todo e também de forma individual.
Gestão logística não é algo de outro mundo. Porém, muitas vezes, por conta da dificuldade em organizar todas as variáveis de uma operação logística é que as empresas tem problemas e gastos desnecessários.
Desta forma, é importante valorizar todo o processo de planejamento e o a execução do mesmo à risca!