As atividades de importação e exportação são repletas de burocracia. São muitos documentos a serem emitidos e preenchidos para garantir a conformidade legal e o êxito de uma organização que pratica o comércio exterior. Um deles é a Proforma Invoice.
Esse documento não possui validade fiscal, ou seja, não tem direito à dedução. Porém, sua função é muito relevante nas operações internacionais, auxiliando nas negociações entre compradores e vendedores.
Mesmo com sua importância e largo uso, ainda existe uma série de dúvidas sobre a Proforma Invoice que dificultam a gestão estratégica. Por isso, preparamos este post listando as 5 principais informações sobre esse documento. Confira!
1. O que é Proforma Invoice?
A Proforma Invoice, também chamada de Fatura Proforma, é um documento informativo que registra e formaliza a intenção de compra e venda. Ou seja, ela é como um orçamento, uma proposta de negociação.
A fatura pode ser aprovada ou reprovada por parte do importador, uma vez que não é um documento oficial. Sua emissão não gera obrigação de pagamento, apenas comunica a cotação de determinado produto.
2. Para que esse documento é utilizado?
O documento tem diversas funcionalidades para o comércio exterior, dando início ao contrato de compra e venda internacional. Todas as transações futuras são amparadas e realizadas com base nessa fatura. Por isso, ela fornece as instruções para a elaboração da Fatura Comercial definitiva.
Além disso, uma Proforma Invoice válida reúne os dados necessários para emitir a carta de crédito e também é usada para gerar a Licença de Importação (LI) Prévia, ou seja, antes mesmo de ter a documentação oficial e habilitando o fechamento de câmbio antecipado.
3. Quem é o responsável pela emissão?
O próprio exportador se responsabiliza por emitir a Fatura Proforma, em papel timbrado de sua empresa. No entanto, o importador que deve solicitar sua emissão logo no começo da negociação.
Ao fazer o pedido, o comprador deve fornecer todas as informações obrigatórias, que explicaremos a seguir. Afinal, os erros nesses dados são considerados de sua responsabilidade. O documento deve ser preenchido em inglês ou no idioma nativo do importador.
4. O que deve constar na Fatura Proforma?
Não existe um modelo predefinido e oficial que deve ser seguido na elaboração do documento. Contudo, há alguns elementos indispensáveis para que uma Proforma Invoice esteja correta. São os principais:
- nome e endereço do importador;
- nome e endereço do exportador;
- descrição completa das mercadorias (quantidade de itens, preço unitário, valor total, etc.);
- peso bruto e líquido;
- modo de pagamento;
- condições de venda (Incoterms);
- local de embarque e de destino;
- previsão de entrega;
- validade da proposta;
- indicação de que o documento não serve de fatura.
5. Quais são os processos necessários para emiti-la?
Assim que o comprador solicita a Fatura Proforma e fornece os dados para seu preenchimento, o vendedor deve emitir uma via e enviar para que o importador deixe sua assinatura. Para isso, pode ser utilizado tanto o meio eletrônico quanto o correio.
Logo após a assinatura, a compra é confirmada, dando início ao processo de importação. Assim, esse documento é substituído pela Fatura Comercial. Vale lembrar que a Proforma tem prazo de validade e é preciso estar atento para que ela não passe do prazo. Recomenda-se pedir ao exportador uma validade de, pelo menos, 90 dias.
Por não possuir valor contábil ou jurídico, a Fatura Proforma é esquecida muitas vezes. No entanto, esse documento exerce um papel fundamental nas operações de comércio exterior. Sendo assim, é recomendado solicitar sua emissão antes de efetuar qualquer compra internacional. Não meça esforços para garantir o sucesso das negociações feitas por sua empresa!
Gostou deste post sobre Proforma Invoice? Aproveite para conhecer outros materiais gratuitos que temos disponíveis para download!
Gostaria de receber informaçoes sobre exportação
Olá Fabiani! Em nosso blog temos diversos artigos sobre exportação: https://blog.conexos.com.br/tipos-de-exportacao-vantagens-e-desvantagens/
Excelente artigo. Muito objetivo e esclarecedor
Ficamos felizes em receber seu comentário.
oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado