O mercado de gerenciamento de projetos vem crescendo constantemente na busca de otimizar nossos caros tempos de trabalho. Paralelamente o desenvolvimento da inteligência artificial continua a pleno vapor conquistando mais espaço todos os dias.
Especialistas em produtividade não negam que esses dois setores se unirão no futuro com o objetivo de melhorar o aproveitamento humano. Entenda todas as possibilidades que estarão em suas mãos no futuro no artigo de hoje!
Futuro da produtividade: utilizaremos a IA como apoio de decisão ou para tomada dela?
Precisamos entender que a inteligência artificial melhorará a apresentação de dados para otimizar nossa experiência em qualquer situação, na hora e local certos. Além disso, é preciso também que entendamos que os sistemas de produtividade são/serão um grande apoio para nosso processo de decisão.
Ainda não usaremos a AI para eliminar e automatizar decisões humanas, mas sim para melhorar nossa capacidade de tomar uma decisão em qualquer situação.
Sabemos que a maioria das pessoas ainda não confia em um computador para tomar decisões por elas, mas todos nós procuramos informações dentro deles para ajudar nossos processos cognitivos.
A visão de que robôs servem apenas para trabalhos manuais, mesmo quando falamos da inteligência artificial aplicada, é muito limitada. Ok, usamos robôs em linhas de montagens de carros, mas suas aplicações vão muito além disso. Contudo entre várias dúvidas e discussões um item permanece claro: os robôs se tornarão mais inteligentes, porém outros fatores de limitações surgirão.
Exemplo disso são os bots que podem responder a perguntas de serviços simples e aprender com as respostas que recebem. Provavelmente você já falou algum desses por aí e viu que apesar da tecnologia ser incrível, ainda possuí suas falhas.
Inteligência artificial aplicada ao gerenciamento de projetos
Olhando para fora, não há dúvida de que a automação fará muitos dos nossos dias improdutivos desaparecerem. A aprendizagem de máquinas será capaz de prever o que os trabalhadores estão tentando fazer e facilitar seu trabalho para que fiquem livres para outras prioridades. Eles reunirão automaticamente informações necessárias para completar uma tarefa, por exemplo, preencher um formulário e o compartilhar com as pessoas apropriadas.
Quanto ao gerenciamento de projetos espera-se um futuro em que as máquinas serão capazes de prever uma mudança usando dados em tempo real e fazer alterações de acordo com os novos desafios que forem surgindo.
A combinação de bots e o aprendizado de máquina será a chave para esse processo, usarei o exemplo de um sistema de linha de montagem fazendo equipamentos de churrasco para que entenda o que quero dizer.
O sistema poderá prever que a demanda aumentará graças a um feriado que está por vir, dessa forma informará automaticamente os bots na linha para que aumentem a produção. Ainda é incerto se haverão decisões humanas entre eles, talvez conforme confiarmos mais nas decisões das máquinas delegaremos um maior controle sobre o processo.
Falando dos dias atuais e de um futuro bem próximo, ainda falaremos do machine learning e da inteligência artificial aplicados na criação de ferramentas de produtividade que podem, por exemplo, agendar reuniões e outras tarefas para você, sugerindo o que precisa ser feito com base no contexto (preparação de material para envio antes do horário marcado, se dirigir para a sala específica, etc).
Ferramentas que possuem a aprendizagem de máquinas já estão no mercado. Quanto mais essas espécies de “assessores de decisão” forem usados e conhecidos mais irão evoluir e se aprofundar em tarefas e áreas mais complexas.
Onde estamos agora?
Para que você tenha uma noção de como toda essa tecnologia está sendo desenvolvida atualmente, lembre-se dos sistemas que estão ligados e aprendendo 24 horas/dia, sete dias/semana. Sabe de quem estou falando?
Seu navegador se comunica com o Google, o Facebook e qualquer outra empresa com a qual interaja. Agora sistemas são capazes de obter aos dados que geramos ao longo do caminho que fazemos e essa tecnologia está nas mãos dessas grandes empresas.
Mas, de fato, os especialistas concordam que o apoio à tomada de decisão é o caminho a ser seguido em curto prazo para essa tecnologia. Para isso as preferências humanas já estão sendo ensinadas para as máquinas, o desafio será educar elas sobre o que é pensar como um ser humano verdadeiramente.
Esteja preparado, pois conforme aprendermos a confiar nesses inteligentes sistemas, sua absorção no mercado seguirá rapidamente em todos os setores.
E então? Entendeu que a tecnologia já está e continuará a seu dispor para otimizar sua produtividade? Se inscreva na nossa jornada de artigos sobre o tema e receba informações reais para gestores que querem sair na frente e aplicar essa tecnologia dentro do comércio internacional.
Outros artigos que podem te interessar:
Inteligência artificial: vamos falar de como obter retorno sobre investimento
A mina de ouro: Machine Learning aplicado ao setor de faturamento