Skip to main content
4.5
(2)

Com o avanço dos processos logísticos, muitas empresas vêm efetuando diversos projetos otimizados no transporte de cargas. Dentre estes projetos, podemos destacar o transporte de carga especial — aquela indivisível, de grandes partes e peças que compõem estruturas complexas de peso e dimensões superabundantes, acima do padrão estabelecido pelo código de trânsito brasileiro.

Esta categoria exige uma logística muito bem planejada a fim de evitar erros mínimos que podem comprometer toda uma operação. Para tanto, empresas importadoras e exportadoras contam com transportadoras capacitadas para este transporte.

Fique com a gente e confira mais detalhes!

Como funciona a logística de cargas especiais?

Para a movimentação de cargas diferenciadas como as especiais, é imprescindível um planejamento conjunto para o sucesso de uma operação. Isso envolve diferentes áreas de conhecimento da empresa.

Durante a movimentação interna na planta de uma empresa que deseja transportar uma carga até um ponto de embarque pré-definido, é necessária a comunicação entre os engenheiros da empresa com a equipe de logística, pois esses profissionais prestarão esclarecimento de informações fundamentais para que a operação ocorra de forma satisfatória.

No estudo do projeto é realizado um planejamento de rota, uma das etapas mais importantes para o transporte de uma carga especial. Abordaremos esse ponto mais adiante. Fique com a gente!

Durante o trânsito, as empresas de comércio exterior fazem o acompanhamento da carga por meio do transportador e da empresa de escolta. Em alguns trechos é necessário o acompanhamento também do departamento de trânsito local.

Quais os cuidados necessários para o transporte de uma carga especial?

Agora que você já sabe como funciona a logística no transporte de uma carga especial, que tal ver quais são os cuidados necessários para o sucesso de toda a operação? Separamos dois cuidados especiais que devem ser observados cuidadosamente. Vamos a eles:

1. A escolha da transportadora

Que o transporte é um item básico para operação logística você já deve saber, não é mesmo? Este serviço, mesmo que básico, deve ser selecionado com cuidado, pois você deve optar por uma transportadora que possua infraestrutura adequada a sua demanda. A escolha pela transportadora adequada é importante para evitar qualquer gargalo logístico que pode ser causado por uma prestadora despreparada.

2. Planejamento de rotas

E agora vamos entender o porquê de esta ser uma das etapas mais importantes e até mesmo compreender a real necessidade de cuidados extras durante o planejamento de rotas. Preparado? Então vamos lá!

O planejamento bem executado garantirá que a carga transite por vias adequadas bem como por locais autorizados. Em alguns casos, para o trânsito interno pelas cidades, é necessária a autorização da prefeitura local para o exercício do transporte.

Esta etapa é feita incluindo a descrição do percurso com os nomes das vias a serem percorridas, possíveis manobras, apontamento de trechos de tráfego em contramão (se necessário) e até mesmo a indicação dos quilômetros de começo e término dos trechos da rota.

Quais são as normas de regulamentação para cargas especiais?

É indispensável que uma empresa importadora ou exportadora consulte quais as normas que regulamentam o transporte de uma carga especial. Isso evita transtornos e até mesmo problemas jurídicos por parte dos órgãos que regulamentam e fiscalizam o transporte de cargas.

Resolução n° 01/2016 – DNIT dispõe de regras para o transporte de cargas não fracionáveis, enquanto a Resolução n° 210/06 – CONTRAN estabelece limites de peso e dimensões para o transporte rodoviário.

Contudo, sempre será bom para sua empresa estar por dentro de novas resoluções bem como atualizações na legislação já em vigor, a fim de estar preparado para qualquer mudança e apto para cumprir qualquer nova exigência.

Uma operação como essa exige grande esforço de todos os envolvidos e, por se tratar de transporte de cargas excedentes, cada projeto é elaborado e executado de forma única, a fim de atender às demandas que ele exige.

Agora que você já sabe como funciona o transporte de uma carga especial, curta nossa página no Facebook e fique atualizado com nossos compartilhamentos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.