As exportações de frango para a África do Sul voltarão a ocorrer, durante os próximos 12 meses, sem as tarifas antidumping que haviam sido impostas desde dezembro de 2021.
A medida antidumping anteriormente aplicada prejudicava a capacidade competitiva das exportações de frango no território Sul Africano. De acordo com o governo local, a presença do produto brasileiro lesava a economia local.
As taxas antidumping incididas sobre as exportações de frango variavam entre 6% e 265,1%, além do Imposto de Importação. O Governo Brasileiro se mostra na expectativa de que a suspensão da política antidumping em relação às exportações de frango se tornem definitivas.
No ano de 2021, o Brasil exportou cerca de 1 bilhão de dólares para o país e 17% das operações de venda para a África do Sul correspondem às exportações de frango congelado.
Aproveite e confira a lista de 10 produtos mais exportados pelo Brasil até o mês de junho!
Os ministérios da Economia e Relações Exteriores, em nota conjunta publicada à imprensa, declara:
“O Brasil é fornecedor confiável e competitivo de carne de frango. A produção brasileira é importante para a garantia da segurança alimentar em diferentes mercados, sobretudo no atual momento de desequilíbrio das cadeias internacionais de distribuição e de elevação geral de preços.”
O que é a política antidumping?
O antidumping é uma série de medidas e procedimentos legais que um país pode tomar com o objetivo de combater a prática de dumping em operações comerciais internacionais.
O antidumping atua como uma forma de proteção comercial, impondo taxas sobre os produtos importados com valor abaixo do preço de mercado. O uso de direitos antidumping é regulamentado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Confira mais sobre a medida em nosso texto: Antidumping: saiba tudo que você precisa sobre a medida!