Que tal atingir novos mercados e ampliar seu negócio internacionalmente? A exportação pode ser uma estratégia incrível para levar seu negócio para o próximo patamar, mas é preciso conhecer as etapas para exportar e fazer um planejamento sólido.
Sem o conhecimento da tributação, regulamentação, etapas e documentação, além de um completo planejamento administrativo e financeiro, será muito difícil exportar com sucesso.
Além disso, lançar mão da automatização da sua operação pode ser o ponto de virada para o sucesso do seu negócio no comércio internacional.
Quer entender mais? Continue lendo e saiba mais como exportar mais e melhor!
Você poderá conferir os seguinte tópicos sobre Exportação:
- Por que apostar na exportação
- O que você deve saber antes de exportar
- Dicas de exportação: como ser mais eficiente e aumentar seus lucros
- Exportação: aprenda a exportar mais e melhor com automações!
Por que apostar na exportação
A exportação é uma poderosa forma de aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras. Afinal, para competir no mercado internacional, é preciso toda uma mudança na cultura organizacional, melhoria dos processos internos e adequações às exigências dos clientes e regulamentações internacionais.
Nesse sentido, podemos destacar alguns desses benefícios às empresas, tais como:
1. Aumento de vendas
Um dos grandes benefícios da exportação é proporcionar todo um novo universo de potenciais clientes, permitindo aumentar as vendas de maneira exponencial.
Às vezes, os desafios de competir em um mercado interno saturado podem ser superados ao expandir para novos países.
2. Melhoria da empresa
Apostar na exportação também é sinônimo de buscar a melhoria contínua da sua empresa. Isso porque participar do mercado internacional promove:
- Busca pelo aumento da qualidade dos produtos e serviços;
- Maior competitividade;
- Necessidade de modernização dos processos internos e externos.
3. Incentivos fiscais
Ao decidir por ampliar seu negócio através da exportação, sua empresa poderá se beneficiar de incentivos fiscais que visam ajudar os empreendimentos brasileiros no mercado internacional.
Afinal, como parte da política de Comércio Exterior do país, há medidas que visam manter o equilíbrio ou favorecer as exportações na balança comercial.
4. Redução da dependência do mercado interno
Outro grande benefício da exportação é reduzir a dependência que sua empresa possui nas condições do mercado interno. Isso significa em menor exposição aos riscos de:
- Crise econômica;
- Instabilidade política;
- Variações sazonais na demanda;
- Regulamentações;
- Aumento ou mudanças negativas na tributação; etc.
5. Acesso a novas tecnologias e oportunidades
Uma empresa internacional também possui um universo inteiro de novas oportunidades e tecnologias. Isso transforma totalmente o modelo de negócio de uma empresa, além de propiciar novas ferramentas para competir tanto interna quanto externamente.
O que você deve saber antes de exportar
Apesar dos grandes benefícios que as empresas podem ter com a exportação, é preciso planejar e tomar alguns cuidados para exportar com sucesso.
1. Conheça o mercado internacional e suas exigências
Primeiramente, é essencial conduzir um estudo de mercado para entender se o seu produto ou serviço é “exportável”. Isto é, entender se há demanda, onde ela está e quais as regulamentações e tributações envolvidas.
Bem como é fundamental estudar a concorrência nos mercados estrangeiros. Isso significa conhecer os preços praticados, estratégias de marketing, cadeia de suprimentos, entre outros fatores.
2. Conheça quais são as etapas para exportar
Em segundo lugar, conheça e mapeie todos os processos necessários para a exportação dos seus produtos ou serviços.
Vale ressaltar que cada tipo de produto e serviço possuem suas exigências aduaneiras. Além disso, os acordos comerciais e blocos econômicos impactam diretamente na dinâmica do comércio exterior, podendo facilitar ou dificultar o processo de exportação.
Assim, é essencial estudar a fundo ou contar com ajuda especializada para definir os processos e etapas necessárias para exportar com sucesso.
3. Documentação para exportação
O Comércio Exterior é uma das áreas que exige um extremo rigor na gestão documental. Isso porque há diversas documentações que precisam ser criadas e gerenciadas.
Na exportação, por exemplo, temos pelo menos os seguintes documentos:
- Fatura comercial;
- Nota fiscal de exportação;
- Romaneio (ou packing list);
- Conhecimento de embarque;
- Apólice do seguro de transporte;
- Certificado de Origem;
- Documento de pagamento, conforme a modalidade definida com o importador.
4. Estratégias para exportar produtos
A exportação pode acontecer de diversas formas:
- Aquisição de uma empresa no exterior;
- Joint venture com parceiro estrangeiro;
- Licenciamento ou distribuição;
- Abertura de subsidiária.
Cada estratégia possui seus prós e contras. Assim, é preciso estudar as alternativas, conhecer o mercado internacional e alinhar com os objetivos do negócio.
5. Como saber se um produto tem incentivos fiscais para exportação
Outro ponto muito importante para a exportação é conhecer se o produto a ser exportado possui incentivos fiscais. Afinal, esses programas de incentivos podem gerar grandes vantagens às empresas brasileiras.
Nesse sentido, o Governo possui uma lista de benefícios fiscais para exportação. Por exemplo, o IPI e ICMS, em geral, são isentos na exportação direta, enquanto o COFINS pode ser isento tanto na exportação direta quanto indireta.
Também há programas de incentivo através de financiamento, como algumas linhas de crédito especiais do BNDES.
Dicas de exportação: como ser mais eficiente e aumentar seus lucros
Para ser eficiente e aumentar seus lucros na exportação, é preciso ter alguns processos e realizar estudos aprofundados para tomar melhores decisões.
Nesse sentido, antes de começar as exportações, precisamos:
- Analisar o mercado internacional
- Analisar o fit do produto ou serviço com o mercado estrangeiro
- Criar um planejamento tributário e financeiro detalhado
- Dominar a regulamentação interna e externa
- Conhecer os regimes aduaneiros especiais e incentivos fiscais
Análise do mercado internacional
Primeiramente, é importante conhecer a fundo o mercado internacional e doméstico do país de destino. Afinal, o público brasileiro é totalmente diferente do consumidor europeu, asiático, norte-americano, etc.
Entender os hábitos dos compradores no país importador é crucial para entender se seu produto satisfaz as necessidades e desejos do público e quais estratégias serão mais adequadas.
Bem como conhecer seus novos concorrentes, tanto aqueles que também exportam para o país quanto as empresas locais, fará toda diferença na hora de se posicionar no mercado.
Análise de produto ou serviço
Em segundo lugar, quando temos conhecimento do mercado, chega a hora de avaliar se o seu produto ou serviço possui fit com o público. Ou seja, se suas ofertas possuem demanda no país em questão.
Como o comércio exterior exige um grande investimento de tempo e dinheiro para começar as operações, seria um grande prejuízo entrar em um país que não se mostrou interessado no seu produto ou serviço.
Estudar o mercado também oferece insights importantes sobre as modificações que podem ser feitas nas suas ofertas para melhor se adequar ao público do país
Planejamento tributário e financeiro
Para uma operação de exportação de sucesso, é fundamental um bom planejamento tributário e financeiro. O comércio exterior envolve uma imensa complexidade para a movimentação das mercadorias ou prestação de serviços.
Nesse sentido, o planejamento precisa contemplar:
- Todos os tributos envolvidos;
- Oportunidades de suspensão ou isenção de tributos;
- Taxas e encargos dos agentes;
- Custos para pagamentos internacionais;
- Custos diretos e indiretos para produção e envio da mercadoria.
Também é preciso considerar todos os custos iniciais para implementação da estratégia de importação. Por exemplo, optar por abrir uma subsidiária exigirá um enorme investimento para abertura da empresa no país de destino.
Regulamentação interna e do país de destino
Para ser eficiente na exportação, é preciso dominar a regulamentação tanto brasileira quanto dos países em que seu produto é comercializado.
Aliás, é preciso atentar-se para as regulamentações por cada estado ou província do país de destino. Por exemplo, cada estado dos EUA possui suas regras para cada tipo de produto, em que sua empresa precisa estar preparada para atender.
Redução de custos para exportações
Por fim, podemos aumentar a eficiência e lucros na exportação através do Drawback. Esse é um regime aduaneiro especial que oferece suspensão ou isenção de tributos sobre insumos importados ou nacionais que serão utilizados em um produto a ser exportado.
Através desse regime, é possível reduzir os custos de importação ou mesmo com matérias-primas nacionais. Com isso, aumenta-se a competitividade dos produtos produzidos no Brasil para a exportação.
Além do Drawback, como já discutido anteriormente, precisamos conhecer se o produto ou serviço possui incentivos fiscais disponíveis.
Como também mencionado, também há benefícios fiscais em forma de financiamento, como as linhas de crédito especiais oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Exportação: aprenda a exportar mais e melhor com automações!
Para realmente ser eficiente e lucrativo na exportação, é imperativo contar com ajuda das automações e de um software de comércio exterior.
- Tenha controle da sua operação de onde estiver, em qualquer dispositivo;
- Transformação digital completa dos seus procedimentos;
- Menor custo e melhor controle sobre as despesas;
- Maior produtividade para todas as equipes;
- Integração entre os diferentes departamentos;
- Preenchimento e cadastro dos documentos;
- E muito mais!
Como mencionado, a exportação exigirá um rigoroso controle documental. Algo que pode ser agilizado e simplificado com ajuda de um software inteligente de Comércio Exterior.
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