Skip to main content
5
(28)

Introdução 

Se a pandemia revolucionou a forma de fazer negócios por todo o mundo e instaurou o “novo normal”, o ano de 2022 provou que a adaptação global às mudanças e consequências desse evento histórico será um processo longo e complexo.

Se a pandemia revolucionou a forma de fazer negócios por todo o mundo e instaurou o “novo normal”, o ano de 2022 provou que a adaptação global às mudanças e consequências desse evento histórico será um processo longo e complexo.

Após um ano agitado em todo o mundo, o Brasil contou ainda com a eleição, pode-se dizer sem grande risco, mais acirrada e polarizada de sua história. O mercado local, agora, se vê diante do desafio de adaptar-se não só às transformações estruturais que a pandemia trouxe, mas também às mudanças sazonais que ocorrem de um governo para o outro.

Especialmente quando se trata de administrações que, como tudo indica, serão não só diferentes, mas opostas.

Neste artigo, ponderamos os possíveis cenários a partir de algumas variáveis, tanto globais quanto locais, que podem influenciar a economia em 2023. Para cada um desses cenários, apresentamos diferentes possibilidades de ação a partir do que pode acontecer no cenário internacional.

Buscamos conduzir nossos apontamentos partindo do contexto global, mais amplo, até o mais específico e local, o seu, brasileiro atuante no Comércio Exterior.

Se você quer estar preparado para agir com segurança e consistência em 2023, leia até o fim!

VARIÁVEIS GLOBAIS QUE PODEM INFLUENCIAR NO CENÁRIO LOCAL

Atualmente, essas são as principais variáveis internacionais que podem influenciar no crescimento econômico global e brasileiro:

  • EUA: Política Monetária do Fed.
  • Europa: política monetária do Banco Central Europeu e a Guerra da Ucrânia.
  • China: Política Covid Zero e orientação da política econômica.

EUA

img 6388fa96522f8

A direção do Fed já não vê como suficiente a elevação da taxa básica de juros em 0,25% para 2022 e 1,00% para 2023. A reunião do Comitê de Política Monetária de setembro, chegou então a 4,25% para 2022 e pouco acima de 4,50% para 2023.

Preocupação do Fed com uma inflação corrente não vem mostrando progressos na direção correta. Caso as medidas não alcancem o resultado pretendido, as taxas terão que ser elevadas ainda mais.

E como isso afeta o mercado local?

Juros globais mais altos costumam trazer um risco maior para países endividados. Como é o caso brasileiro. 

Se por um lado as importações que não possuem incentivos fiscais podem ter dificuldade com a desvalorização do real, os exportadores podem aproveitar a janela de oportunidade não pelo câmbio, mas pela queda geral de produtividade, como foi o caso do período janeiro-outubro de 2022, que cresceu 23% em relação a 2021.

EUROPA: da guerra total à pacificação e à manutenção da crise.

img 6388fa99a1025

A Guerra da Ucrânia, sem dúvidas, foi o grande evento da Europa este ano. No entanto, de maneira mais discreta mas não menos importante, outros grandes debates se desenvolveram ao longo ano.

Se as cenas de destruição de Kiev chocaram o mundo, o europeu já se via desde o início de 2022 às vias de uma crise sem precedentes, resultante das medidas fiscais e sanitárias implementadas durante a pandemia em 2020 e 2021.

Leita também! Comércio Exterior Brasileiro: impactos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia

Agora, com a proximidade do inverno, guerra e pandemia somadas ampliam a preocupação da União Européia quanto ao futuro próximo. Isso porque à inflação e à recessão pode-se acrescentar a possibilidade real de crise energética.

Para a guerra, o mercado tem trabalhado com os seguintes cenários:

  • Reação ucraniana, acirrando as investidas russas. Em resposta, Ocidente e UE fariam novas sanções. No cenário mais pessimista, a Eurásia prevê o corte do suprimento de gás para a Europa via Ucrânia.
  • Guerra segue como está, o que, apesar de trazer graves danos aos envolvidos como um todo, mantém o fornecimento de gás a nível estável.

Em geral, os analistas têm se mostrado pessimistas, visto que não há qualquer indício no horizonte de alguma resolução do conflito.

O que, em última instância exige que a UE preocupe-se ainda mais com as questões econômicas, de forma a amenizar os possíveis danos de uma crise energética. Em todo caso, o racionamento de gás, em alguma medida, é dado como certo.

O cenário europeu, como veremos mais adiante, representa uma via de mão dupla para o mercado brasileiro.

CHINA: controle sanitário ou investimento e crescimento

img 6388fa9d3ef4c

O gigante asiático, por sua vez, representa o ponto mais delicado da equação da balança comercial brasileira. Principal parceiro comercial, respondendo por 31,28% das exportações brasileiras em 2021, a China absorve boa parte das commodities nacionais, que representam a maioria das exportações.

Com a terceira eleição inédita, Xi Jinping começa a dar sinais de que o fator ideológico exercerá influência considerável no governo, indicando um aumento no controle sobre os agentes econômicos, com o objetivo de consolidar seu poder.

No entanto, o cenário de desaceleração do crescimento chinês, põe na mesa algumas variáveis delicadas que terão que ser levadas em conta pelo PCC.

Como retomar o crescimento com a política do Covid Zero? Como ampliar os investimentos, voltados para exportações, num cenário de recessão global?

As exportações, fundamentais para o crescimento durante a pandemia, têm dado sinais de desaceleração. Há ainda a possibilidade de a economia chinesa apresentar enfraquecimento também internamente, com a diminuição do consumo; a produção industrial de outubro de 2022 desacelerou de 6,3% a/a para 5,2% a/a, enquanto o varejo deve atingir  apenas 1,0% a/a.

A política de Covid Zero e a variante Ômicron foram fatores influentes para a desaceleração do crescimento chinês. Dessa forma, as incertezas em relação a possíveis novos surtos diminuem a eficácia dos estímulos monetários, francamente expansionistas, num cenário de controle e redução da produtividade.

Por fim, mas não menos importante, o Brasil deve manter-se atento a um outro detalhe que, apesar de sua relevância geopolítica e econômica, passou despercebida no debate público local: o conflito em Taiwan.

Números do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) mostram que Taiwan é 42º país que mais compra do Brasil: US$1,3 bilhão só em 2021, sendo 67% da demanda da ilha composta por grãos. 

Uma escalada no conflito teria impacto econômico considerável para o Brasil, devido a complicações logísticas. Não só as relações comerciais são afetadas diretamente, mas também o fato de embarcações militares da China estarem navegando no mar de Taiwan, dificultam a  passagem de navios comerciais.

ECONOMIA EM 2023 E A BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA

Agronegócio

img 6388faa114d02

O terceiro trimestre de 2022 marcou o fim do calendário agrícola 21/22 brasileiro.

Devido a diversos fatores, que veremos a seguir, a balança comercial do agronegócio encerrou outubro em superávit. O desempenho positivo compensou o resultado apresentado pelos demais setores e contribuiu para o superávit de US$ 3,9 bilhões da balança comercial total do país no mês.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, para a safra 22/23, é esperada uma produção de 150,3 milhões de toneladas, consequência de uma recuperação de 21,2% frente à safra 21/22. 

A expectativa de crescimento se justifica pela melhoria das condições de produção, após um ano marcado pela estiagem causada pelo fenômeno climático La Niña.

No entanto, a alta de 33,0% em 2022 em relação ao mesmo período do ano passado tem suas particularidades.

Se para o próximo ano há o otimismo quanto ao aumento de 3,5% da área plantada e a ausência de fenômenos climáticos graves, em 2022 a Guerra da Ucrânia também teve sua parcela de influência no desempenho do agronegócio brasileiro.

A retenção de grãos devido à guerra chegou a alcançar 20 milhões de toneladas, o que contribuiu sensivelmente para a elevação das exportações brasileiras.

Se não há indícios de que a guerra vá acabar, há, porém a forte possibilidade de crise energética, seja por iniciativa da Rússia, seja pela crise econômica, que tem suscitado o debate sobre controle de preços do gás, levando à consequente redução da produtividade, da atividade econômica como um todo e da demanda.

Portanto, se por um lado o Brasil pode ser protagonista com a queda de produtividade da Europa e dos EUA, por outro pode não alcançar os melhores resultados possíveis devido a um choque de demanda no velho continente.

Para os próximos meses, a relação de oferta e demanda deve permanecer apertada, e o Brasil, com maior estoque de produtos, pode apresentar crescimento nas vendas externas.

O Brasil tem tudo para se desenvolver. O fiel da balança dessa tensão será o comportamento do Banco Central Europeu, cujas medidas podem agravar o cenário de recessão global.

A nível doméstico, a nova administração pode dar continuidade à parceria bilateral com os russos, mantendo a importação de fertilizantes, independentemente das sanções, ou aderir integralmente ao bloco ocidental, restringindo as relações.

Apesar do isolamento do Kremlin no cenário internacional, o governo de Jair Bolsonaro optou pela estratégia de preservar as relações comerciais, dada a posição estratégica do agronegócio na balança comercial brasileira, muito embora condenando formalmente os ataques promovidos por Putin e apoiando as ações humanitárias na Ucrânia.

Se por um lado a nova administração de Lula, mais alinhada às posições multilaterais e à agenda da ONU, pode representar a aproximação com a UE, com pautas como ESG e carbono zero, por outro pode enfraquecer a parceria e reduzir o abastecimento de insumos russos.

Relembre como foi Balança Comercial 2021: exportações brasileiras

Varejo e indústria

Os Demais setores importaram mais registraram crescimento mais vigoroso das importações (14,7%) e queda nas exportações (-5,2%) ante outubro de 2021. O que significa que, para setores como varejo e indústria, a tendência de alta do dólar e aumento de juros pode representar um alerta.

Se o agro deve manter sua atenção no cenário internacional buscando aproveitar os gargalos de produtividade dos concorrentes e parceiros comerciais, o varejo deve se manter atento a medidas locais, preparando-se para possíveis medidas protecionistas, aumento de regulações, tarifas de importação, principais medidas microeconômicas que trouxeram oxigenação a pequenas e médias empresas.

Por outro lado, a tendência a médio e longo prazo é que os fretes podem ser reduzidos com a retração da demanda mundial. O que poderia ser antecipado a curto prazo, não fosse a redução significativa na oferta de navios, devido a demolição e contrato para construção de novas embarcações.

As taxas começam então a retornar ao nível pré-pandemia, mas devem alcançar a normalidade ao fim de 2023.

As importações dos bens de capital e bens intermediários aumentaram em volume 9,7% e 23,6%, respectivamente, em outubro, o que evidencia a janela de oportunidade que a prática do drawback representa para o ComEx brasileiro.

Drawback: facilite a utilização deste incentivo com um recurso moderno e intuitivo!

Além disso, medidas como a Duimp e a NPI (Novo Processo de importação), trarão mais tração para operações locais, facilitando, dentre outras coisas, o cálculo de ICMS, por exemplo, já integrado ao Siscomex.

CENÁRIO NACIONAL E PLANO DE AÇÃO PARA O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO

img 6388faa49989a

Para o cenário local, as variáveis dependem mais da vontade do governo do que de fatores externos. Resta saber se, como a mudança de gestão, o novo governo conseguirá executar todas as promessas de campanha.

No entanto, há poucos parâmetros para entender o que se espera do novo governo, a não ser que este mantenha, de alguma maneira, a disciplina fiscal. Em todo caso, uma política expansionista e mais intervencionista é a tendência geral da futura administração.

E tanto indústria quanto varejo podem usufruir do incentivo ao crédito a curto prazo.

É neste ponto que a questão fiscal se encontra com a inflação, pois a previsão de taxas de juros a longo prazo sugere uma expectativa de inflação maior ao longo do tempo. Quanto mais alto for o nível de juros globais, maior será a valorização do dólar e do euro em relação ao real.

Como a expansão fiscal aumenta a demanda, pressionando a inflação no curto prazo, o empresariado brasileiro deve estar atento ao cenário internacional apresentado até aqui, acompanhando as medidas adotadas pelo futuro governo.

Dessa forma, é necessário aguardar se Fed irá elevar as taxas de juros acima do que já está precificado, bem como qual será a continuação da Guerra na Ucrânia e a política monetária e sanitária chinesas.

Sendo assim, é fundamental para o comércio exterior brasileiro acompanhar como essas tendências irão evoluir, tendo sempre em vista dois planos de ação para cada uma delas.

A ECONOMIA EM 2023 IRÁ EXIGIR PLANEJAMENTO, GESTÃO E CONTROLE DE PROCESSOS.

A melhor postura, portanto, diante do cenário internacional da economia em 2023, é levar em consideração dois planos de ação, evitando surpresas e intercorrências no planejamento e na gestão dos negócios, no próximo ano.

Uma boa medida é investir em padronização dos processos, otimizando o controle de informações e aumentando a qualidade da entrega. 

O uso de tecnologias especializadas permitirá, num cenário de incertezas, a abertura de novos mercados e o fechamento de novos clientes com menor margem de erro.

img 6388faa7b1ec2

Da mesma forma, o encurtamento de processos por meio de sistemas e robôs inteligentes diminui o retrabalho e a execução manual. Ao agregar os diversos sistemas numa única plataforma, suas operações serão mais ágeis e seguras, o que resultará num melhor relacionamento com parceiros. 

Afinal, informar qual o status dos embarques e processos não é uma tarefa simples e rápida. Além de consultar diferentes sistemas, validar as informações é preciso redigir o relatório de status e encaminhar o e-mail ou atualizar o portal web. 

Nesse sentido, o módulo Robôs da Conexos traz vantagens incríveis para sua operação, como:

  • Visualização e integração com os sistemas do governo;
  • Cadastros e Controle de processos, prazos e status;
  • Controle de índice de valor agregado;
  • Cadastro e atualização do Ato Concessório;
  • Gestão de prazos de compra e embarques;
  • Integração dos dados com os demais módulos do sistema;
  • Geração automática de relatórios de controle.

A Conexos tem a ferramenta ideal para transformar a sua gestão e garantir o controle dos processos junto a clientes e parceiros.

Com ela, você antecipa intercorrências, conseguindo atualizar seu cliente final, caso você seja uma trading, das alterações de prazo e valor ocorridas durante o embarque. Além disso:

  • Centraliza o registro de todas as informações numa única base de dados, diminuindo o conflito de informações dispersos em e-mails, planilhas online e aplicativos livres e generalistas.
  • Economiza em papelada, processos de organização manual e espaço físico de armazenagem.
  • Desenvolve relatórios em prazos pré-estabelecidos, a partir da análise de indicadores de desempenho.

Com o app da Conexos você tem informações em tempo real, com as quais poderá construir um relacionamento sólido e de confiança com o seu cliente e parceiros nacionais e internacionais.

processo de importacao
Saiba tudo sobre os processos de importação com o nosso e-book, 100% online e gratuito! Baixe agora!

Agora, no aplicativo da Conexos todos os recursos de follow-up e acompanhamento dos processos estão mais simplificados para que você possa acompanhar quando e onde quiser do seu melhor dispositivo.

São notificações automáticas dos seus processos ou de seus clientes diretamente no seu celular! 

O Conexos Cloud, é o software que garante o aprimoramento dos embarques de todos os operadores do comércio exterior brasileiro, apurando ganhos e identificando oportunidades, bem como benefícios fiscais. 

Gerencie com o Conexo Cloud todas as modalidades de importação e exportação, seja por conta e ordem de terceiros, por encomenda ou por conta própria.Quer conhecer a plataforma? Clique aqui para agendar uma conversa com nossos especialistas de forma rápida e gratuita.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 Comentários