Skip to main content
5
(3)

Investir em um software de comércio exterior é a decisão mais assertiva e estratégica para importadores que buscam sucesso para as operações, principalmente ao tratarmos de etapas complexas e essenciais, como a parametrização. Hoje, você verá como um sistema pode solucionar todos os gargalos referentes ao desembaraço aduaneiro das suas mercadorias. Com o Conexos Cloud você pode agilizar todo o processo.

banner copy

Parametrização: uma preocupação recorrente dos importadores

As etapas de desembaraço aduaneira e análise fiscal são uma das mais delicadas da operação de importação, devido aos critérios estabelecidos pela Receita Federal para a entrada da mercadoria no país. Os maiores importadores sabem que toda mercadoria que entra no Brasil é submetida à análise fiscal para a conferência aduaneira.

Fazendo uma breve recapitulação, vemos que o bem adquirido no exterior pode passar pelo canal verde (desembaraço automático da mercadoria), amarelo (onde será realizado o exame documental), vermelho (a mercadoria só é desembaraçada mediante realização documental e verificação) ou cinza (para verificação da mercadoria e aplicação de procedimento especial de controle aduaneiro).

A parte mais preocupante é que, caso sejam constatadas irregularidades nos documentos, indícios de fraude, diferenças de valores declarados da mercadoria, toda a carga pode ser perdida, além da possibilidade de pagamento de altas multas, inviabilizando todo o negócio.

Alguns fatores devem ser levados em consideração pelos importadores para evitar problemas na classificação fiscal. Esses são os pontos observados na análise fiscal para a parametrização:

  • regularidade fiscal do importador
  • habitualidade do importador
  • natureza, volume ou valor da importação
  • valor dos impostos incidentes ou que incidiram na importação
  • origem, procedência e destinação da mercadoria
  • tratamento tributário
  • características da mercadoria
  • capacidade operacional e econômico-financeira do importador
  • ocorrências verificadas em outras operações realizadas pelo importador.

Talvez você esteja se perguntando como controlar tantos detalhes, documentos e verificações, principalmente em operações em larga escala, que envolvem um grande volume de mercadorias, fornecedores e embarques. É nesse ponto que a tecnologia desenvolvida pela Conexos pode ajudar a automatizar e agilizar esses processos.

➡️VEJA TAMBÉM: A parametrização como estratégia essencial no Comércio Exterior

Impacto de irregularidades na etapa de parametrização para os seus negócios

Problemas com a parametrização podem colocar toda operação a perder, gerando uma série de riscos e prejuízos para os negócios. Fazer todo o processo de forma manual é estar ciente de que erros mínimos podem trazer efeitos negativos máximos para as operações e arranhar a reputação do negócio. Até mesmo um imposto que deixa de ser pago ou a falta de alguma documentação pode levar ao entrave da mercadoria. Vale a pena correr esse risco?

Na hipótese de constatação de indícios de fraude ou erros na importação, sua mercadoria pode ficar presa na alfândega, gerando um gargalo a ser solucionado e ocasionando o gasto de tempo e dinheiro. De toda forma, você precisa estar ciente que a parametrização irregular ocorre quando os dados não são declarados de forma correta ou consistente nos documentos de importação.

Possíveis riscos para o seu negócio:

Multas e penalidades fiscais: se houver divergências, sua empresa pode ser multada, com valores que variam conforme a gravidade da infração. Multas por erro na NCM, por exemplo, podem chegar a 1% do valor aduaneiro da mercadoria.

Aumento no tempo de desembaraço aduaneiro: suas mercadorias podem ir para canais de conferência mais rigorosos (amarelo ou vermelho), resultando em atrasos na liberação e custos adicionais de armazenagem.

Problemas com fornecedores e clientes: atrasos na entrega dos produtos ao cliente final prejudicam a reputação da empresa e podem gerar multas contratuais ou cancelamento de pedidos.

Revisões retroativas e prejuízos acumulados: se a inconsistência for identificada posteriormente, a Receita pode revisar importações anteriores. Isso pode gerar dívidas retroativas significativas.

Barreiras para certificações e benefícios fiscais: empresas que desejam obter ou manter certificações como OEA (Operador Econômico Autorizado) precisam ter histórico de conformidade. Parametrizações irregulares podem comprometer a obtenção de benefícios como suspensão de tributos em regimes especiais.

Quer eliminar todos esses riscos das suas operações e garantir a conformidade nos processos? Veja, abaixo, como o Conexos Cloud pode gerar soluções.

➡️VEJA TAMBÉM: Parametrização da declaração de importação: como acelerar o processo

Como o Conexos Cloud atua na etapa de parametrização?

A solução mais eficaz e assertiva é automatizar os procedimentos. O Conexos Cloud é um sistema preparado para isso, mantendo a conformidade aduaneira e auxiliando na validação de dados e redução de erros humanos.

O sistema de alertas foi desenvolvido justamente para informar caso haja algum tipo de inconsistência operacional que possa levar ao entrave da mercadoria. Dessa forma, a equipe pode tomar ciência da situação e agir com rapidez.

  • Automação na classificação fiscal (NCM):

O Conexos Cloud possui funcionalidades que automatizam e validam a escolha do NCM, minimizando erros e assegurando conformidade com a Receita Federal.

  • Banco de dados centralizado e atualizado

Todas as informações das suas mercadorias ficam centralizadas e são atualizadas automaticamente conforme mudanças na legislação aduaneira. Isso garante que a parametrização esteja sempre alinhada às exigências fiscais.

  • Integração com o Catálogo de Produtos da DUIMP

O Conexos Cloud facilita o cadastro e a manutenção das informações para a Declaração Única de Importação no Novo Portal Único Siscomex – Pucomex.

  • Validação automática de dados

Antes de finalizar qualquer operação, o sistema faz uma validação automática para identificar inconsistências, como divergências de valor aduaneiro ou origem da mercadoria.

  • Redução de custos operacionais

Com processos otimizados e automatizados é possível reduzir tempo gasto na parametrização manual, diminuir o risco de multas por erros e agilizar o desembaraço aduaneiro.

  • Relatórios e insights em tempo real

O sistema oferece relatórios detalhados e em tempo real sobre suas operações. Isso permite ajustes rápidos e decisões mais estratégicas.

Por que investir em um software de comércio exterior é a melhor decisão?

O Conexos Cloud foi desenvolvido especificamente para atender às necessidades do comércio exterior. Com ele, você ganha eficiência, segurança e tranquilidade para focar no crescimento do seu negócio. Veja, na prática, como você pode controlar sua importação por meio do nosso software 🎥

Conheça outras funcionalidades do Conexos Cloud e automatize seus processos

O Conexos Cloud possui, ainda, uma série de módulos além da Importação, como os módulos de Exportação, Despacho Aduaneiro, Fiscal, Faturamento, Estoque, dentre outros. Um dos maiores benefícios, além do monitoramento da mercadoria é a funcionalidade de cálculo e simulação dos custos, impostos, taxas e despesas logísticas.

Isso permite uma visão clara do custo final, ajudando na precificação e planejamento financeiro. Também fornecemos o treinamento da sua equipe para a operação via Conexos Cloud.

Como funciona a demonstração do Conexos Cloud

Você pode conhecer e experimentar nosso software pessoalmente e sem custos. Nossa demonstração é uma oportunidade para você conhecer de perto como o Conexos Cloud pode transformar suas operações de Comércio Exterior. O processo é simples, personalizado e focado em mostrar como a ferramenta pode atender às necessidades específicas da sua empresa.

Fale com um dos nossos especialistas e agende agora sua demonstração gratuita.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Larissa Alves Borges

Larissa Alves Borges

Redatora Publicitária com graduação em Comunicação Social, Comércio Exterior e Letras. Pós-graduada em Marketing Digital, Direito Tributário e Gestão Pública.