Skip to main content
0
(0)

Não importa o quão completo seja o seu sistema ERP utilizado, é inevitável sentir a necessidade de realizar a integração de sistema ERP com outros softwares disponíveis no mercado. Afinal, quanto maior o controle sobre os dados gerados, maior a eficiência no gerenciamento do comex e suas etapas.

Além disso, você deve ter conhecimento que as multas aplicadas aos erros cometidos em processos de comex podem possuir valores elevados. Muitas vezes pequenos desacertos acrescentam despesas indesejadas ao orçamento da sua empresa.

Em casos em que há pluralidade na origem das informações, a solução mais viável se torna a promoção da integração de sistema ERP com outros softwares. Para que não seja necessário acessar serviços diferentes durante o fechamento do ciclo processual, o ideal é que esse software tenha controles que automatizem tais tarefas.

Acompanhe nesse artigo a importância de alocar seus dados em único local!

sistema ERP
Sistema ERP

Quais vantagens ganho na integração de sistema ERP com outros softwares de comex?

  • Aumento da velocidade do trabalho

Efetuar a assimilação do maior número de dados, em um único local, otimiza o tempo de conferência e auditoria. Desta forma, o funcionário deixa de executar essas tarefas ou, até mesmo, o lançamento de informações manualmente no ERP, e passa a estar disponível para outras atividades na empresa.

  • Menos erros humanos

Já que a integração de sistema ERP diminui drasticamente a intervenção manual, consequentemente, evita as falhas humanas e o retrabalho de processos com algum tipo de erro cometido por alguém da equipe.

Ela pode ser simples e rápida?

A resposta para essa pergunta depende de todas as partes envolvidas. A disposição e profissionalismo tanto da empresa do ERP, que recebe e controla as informações, quanto a do software, que disponibiliza essas informações, são fundamentais para valorizar o tempo usado na agregação.

De qualquer forma é necessário que todas as informações requeridas sejam documentadas e trabalhadas em um layout para a integração de sistema ERP. Nele deve existir um campo para origem e destino de cada dado, ajudando no entendimento de ambas as partes. Após isso, ainda é necessário validar se a integração possui o funcionamento esperado.

Uma vez feita, não será mais necessário efetuar nenhum tipo de manutenção?

Engana-se quem pensa que uma vez que a integração foi feita com sucesso, não será necessário efetuar revisão. Muitas vezes por atualização do software ou sistema ERP, para atender a demanda da legislação vigente, é necessário efetuar manutenção inserindo ou retirando dados utilizados na integração, neste momento, mais uma vez, se define e atualiza o layout anteriormente utilizado.

Então realmente vale a pena investir na integração de sistema ERP?

O processo de integração não ocorre da noite para o dia, porém considerando os benefícios citados vale a pena apostar em uma. Contudo, é necessário engajamento já que as integrações demandam de esforço e comprometimento de todas as partes envolvidas, desde os responsáveis pelos serviços do ERP e do software até você e sua equipe, que será a ponte entre esses dois.

Agora você entende como é importante integrar seu ERP a outros softwares. Então que tal se inscrever para receber nossos próximos artigos e ficar por dentro de mais temas como esse? Basta preencher seu nome e e-mail abaixo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.