Skip to main content
0
(0)

Fugir de um mercado consumidor amedrontado pela recessão que vivemos não é uma tarefa fácil. Mas, provavelmente, você não quer ficar para trás e deixar de crescer em meio a esse cenário, certo? Talvez seja hora de considerar a internacionalização de empresas como a alternativa para sair do prejuízo.

Afinal, desde o início do processo de globalização, há décadas, a internacionalização de empresas passou a ser algo muito mais recorrente e, por assim dizer, imprescindível para o desenvolvimento da economia como ela é hoje. 

Portanto, nada mais normal do que esperar que o comércio exterior seja um mercado complexo e repleto de normas, burocracias e boas práticas que precisam, todas, serem levadas em considreção no momento da internacionalização de uma empresa. 

Entenda, nesse artigo, como investir no setor de exportação pode trazer uma série de vantagens ao seu empreendimento. Esse seguimento é capaz de expandir, e muito, a carteira de clientes. Confira o cenário para internacionalização de empresas!

O cenário complexo

Sabemos que a inflação de 6,29%, em 2016, atingiu o mercado consumidor com duas fortes consequências: alto número de desempregados e estagnação da renda dos trabalhadores.

Esse quadro não promete grandes mudanças com a previsão do crescimento de apenas 0,5% do PIB brasileiro para este ano. Lembrando, ainda, das consecutivas retrações que esse importante indicador sofreu nos últimos dois anos: 3,8%, em 2015 e 3,6%, ano passado.

internacionalização de empresas

Internacionalização de empresas

Abrindo novos mercados: internacionalização de empresas

Em decorrência do enfraquecimento das aquisições internas, exportar se tornou uma questão de sobrevivência. Perante a perspectiva da globalização, é muito mais proveitoso olhar, não apenas, para um mercado consumidor interno de bilhões de dólares, mas também para um potencial externo de trilhões de dólares.

Para o governo a entrada de moedas estrangeiras permite reforçar as reservas do país. Isso gera capacidade para o pagamento de suas dívidas e cumprimento de compromissos.

O empresariado  também ganha uma série de vantagens que não podem ser deixadas de lado com a internacionalização de empresas. Por exemplo:

  • Redução tributária significativa, como a exoneração do ICMS;
  • Linhas de créditos específicas (Proex);
  • Possibilidades de receber de forma antecipada vendas/produção (ACC/ACE);
  • Melhora nos processos para se adequar a padrões de qualidades mais exigentes;
  • Aumento da escalabilidade do negócio, permitindo uma redução de custo, uma vez que a empresa não está restrita somente a um mercado local;
  • Garantias e avais: os instrumentos de crédito como carta de Crédito de Banco dão mais segurança à operação;
  • Desenvolvimento de legislações específicas que permitem facilidades para o processo de exportação como Drawback e Recof;
  • A internacionalização de empresas melhora na visibilidade dos produtos fornecidos e aumento da qualidade para entrada em novos mercados, fortalecendo a marca;

Os benefícios citados acima alimentam a competitividade que as empresas desejam dentro do mercado. Quando maximizamos o efeito deles, concluímos, ainda, que podem aquecer o setor, gerando uma onda de otimismo e impulsionando toda a cadeia econômica. É nesse momento que mais empregos são gerados, o que aumenta a lista de prós. 

Se precisar de outras provas do porquê a internacionalização de empresas é uma necessidade perante a economia atual, bastar tomar como modelos a China, a Coréia do Sul, a Índia e outras novas potências mundiais para comex.

A soma de um mercado interno em crise com baixo desenvolvimento, mais a desvalorização da moeda local, o excesso de mão-de-obra desocupada e algumas particularidades, deram a oportunidade perfeita para que esses países se sobressaíssem no seguimento de exportação.

internacionalização de empresas

Internacionalização de empresas

Por isso tenha sempre em foco que o processo de comex não pode ser uma saída momentânea para a crise vivenciada no Brasil. Até mesmo empresas de pequeno porte devem enxergar o comércio internacional como uma oportunidade de se livrar das sazonalidades internas.

Quer ler mais sobre os processos de exportação e como eles podem impulsionar o seu negócio? Curta a página da Conexos e confira nosso blog!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.