Não há quem negue que o Brasil esteja passando por uma grande crise. Talvez a maior de todas, já que ainda não sabemos quando chegará seu fim. E não somos capazes de prever o tamanho do prejuízo para toda nação. A padronização de processos na crise pode ser uma boa saída lidar com tantos imprevistos e tamanha crise financeira!
O que ocorre dentro das empresas e organizações, em geral, não é muito diferente.
Os gestores, incessantemente, fazem seus cálculos para gerar diversas previsões e projeções, porém, ao final do dia, ninguém sabe para onde ir, qual medida tomar e, muito menos, a intensidade de qualquer ação preventiva ou reativa.
Então todos se perguntam, pelo menos uma vez: o que devo fazer para minimizar os impactos nos meus negócios?
Acompanhe esse artigo e entenda como a padronização de processos na crise pode ser a solução para você fazer parte do time que está crescendo mesmo diante desta recessão.
Dinamicidade para sua empresa
A reinvenção comercial é uma medida necessária para que consigamos acelerar o consumo e, consequentemente, alavancar as vendas.
Para que isso ocorra existem diversas alternativas dentro da esfera comercial e do marketing de uma empresa.
Nenhuma, entretanto, é tão garantida quanto a padronização de processos na crise como forma de aumentar a eficácia e eficiência da metodologia interna.
Mas é preciso estar ciente: quanto mais complexo é o produto ou serviço ofertado, maior será o ciclo de vendas do seu negócio.
Assim um investimento estratégico para a uniformização de processos se torna mais latente e importante.
Quando um setor comercial tem rotinas claras e diretas, uma equipe bem treinada e todos dentro de um padrão comercial linear, o gestor estará diante de um cenário onde outras vantagens, além do maior volume de negócios, serão observadas.
Os padrões dão fluxos mais dinâmicos ao setor comercial; os setores seguintes acabam por ganhar um dinamismo adicional, já que todas as regras comerciais passam a ser claras e todos já sabem o que fazer, dentro dos padrões da própria empresa, após fechado um novo negócio. Isso tudo gera maior aproveitamento do tempo hábil dos funcionários.
Mas a padronização de processos na crise não pode ser feita apenas pelo setor comercial e o marketing.
É de suma importância que todos os colaboradores envolvidos participem e opinem na construção dos padrões para não engessar a empresa em modelos burocráticos.
Trading Companies: exemplo da utilidade da padronização de processos na crise
Possuir regras claras e objetivas é de extrema valia para os negócios, bem como ter bem definidos o seu mercado e método de venda.
A exemplo disso temos o segmento de Trading Companies, um negócio muito complexo e com diversos riscos.
Essas empresas prestam serviços de intermediação de negócios internacionais. Elas agregam um know-how amplo de expertise em riscos aduaneiros; benefícios tributários; financiamento de operações; busca de fornecedores e negócios transfronteiriços; dentre diversos outros.
Se uma empresa desse segmento não possui um setor comercial preparado com informações sobre todas as soluções oferecidas, pronto para responder as mais complexas dúvidas e principalmente pautado em padrões, possivelmente terá um resultado inferior às expectativas.
Aqui os padrões se referem, de forma ampla, a políticas de preços, condições gerais, descontos, comissionamentos, etc. Todas as variáveis envolvidas no processo precisam ter padrões.
É óbvio que em algumas ocasiões e para fechar algum negócio em especial, se fará necessário fugir de tais preceitos.
Porém, você poderá enxergar esse momento como uma oportunidade para repensá-los, afim de melhorar cada vez mais seu aproveitamento.
Revisões devem ser constantes, ainda mais quando o mercado demonstrar qualquer sinal de mudança, seja essa positiva ou negativa.
Agora que você entendeu como a padronização de processos na crise pode ser benéfica para sua gestão, compartilhe nosso conteúdo com sua equipe!