Skip to main content
5
(1)

Os softwares de gestão têm se disseminado em empresas de diferentes portes e a integração de softwares tem sido cada vez mais necessária. Antes, cada área tinha seu próprio sistema. Com softwares individuais, é difícil coordenar as atividades; por isso, há mais chances de surgirem conflitos de dados e erros de gestão.

Para evitar esse problema, é necessário pensar na integração de software empresarial com os demais utilizados na companhia. Assim, fica mais fácil garantir que todas as áreas estejam devidamente automatizadas e conectadas.

Como funciona na prática um software automatizado por robôs

Ainda tem dúvidas sobre a integração de software empresarial na organização? Confira o post a seguir e conheça os benefícios dessa ferramenta.

Integração de Softwares: confira os benefícios

INTEGRAÇÃO DE SOFTWARES
INTEGRAÇÃO DE SOFTWARES

Integração de Softwares: Controle sobre processos

Quando a empresa conclui uma venda, esse dado precisa ser utilizado várias vezes em procedimentos distintos, gerando retrabalho.

Com softwares integrados, ao contrário, os departamentos dialogam entre si e uma única ação (faturamento, por exemplo) desencadeia as demais de forma automática.

Com isso, os processos (baixas de estoque, cálculos de impostos etc.) são feitos automaticamente pelo sistema. Não há, portanto, necessidade de conferir novamente cada uma das tarefas.

Integração de Softwares: Redução de custos

Se antes a empresa precisava de funcionários para cuidar de cada uma dessas tarefas burocráticas e repetitivas, com a integração de software isso deixa de ser necessário. A folha de pagamento é afetada diretamente com uma redução considerável de custos com mão de obra.

Isso sem contar nos gastos de cada programa, com adesão, manutenção e suporte. Ou seja, quanto menos softwares estiverem em uso no gerenciamento de processos, mais dinheiro sobra para outros investimentos.

Integração de Softwares: Produtividade

Quando a empresa usa softwares individuais, cada sistema precisa ser operado separadamente e demanda um profissional para a execução. Ou seja, é necessário um retrabalho em cima dos mesmos dados para cada setor envolvido no processo.

E essa tarefa tende a ser bastante morosa, principalmente se for necessário conferir item por item para garantir que não exista duplicação de dados nem informações erradas ou divergências de um software para outro.

Entretanto, com as informações em uma plataforma única, o retrabalho é reduzido e a produtividade aumenta.

Integração de Softwares: Diminuição de erros

Sem a integração de softwares, o processo é dividido em várias tarefas executadas por uma ou mais pessoas. Com um volume grande de atividades, a chance de ocorrerem erros é ainda maior, especialmente se for uma equipe com número reduzido de pessoas.

Com um alto índice de erros, o prejuízo de tempo e dinheiro é maior. Se um departamento não atualiza uma planilha de estoque, por exemplo, a informação equivocada pode causar problemas para outros consumidores.

A inserção errada de dados também pode causar perda de tempo (para encontrar a fonte de um erro), inexatidão no pagamento de impostos e até sanções que nenhuma empresa deseja receber.

Com um sistema integrado, esses problemas são evitados já que o faturamento de um produto faz os demais processos fluírem automaticamente, sem retrabalho e com menos chances de erro.

Integração de Softwares: Otimização de tempo

Com muitas das tarefas sendo executadas pelo sistema, a burocracia diminui e o tempo pode ser usado para atender demandas distintas. Assim, o gestor fica disponível para se dedicar a outras atividades administrativas que contribuem para o sucesso da companhia e ajudam a elaborar estratégias de negócio.

Integração de Softwares: Segurança da informação

Empresas que usam vários softwares isoladamente estão mais expostas a fraudes. É só alterar um valor ou mudar um número de lugar gênero que fica difícil descobrir onde está a divergência. Quando o banco de dados é unificado, o controle de processos e a confiabilidade das informações são garantidos.

Entenda mais sobre as Integração de sistemas ERP com outros softwares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.