O relacionamento com o cliente é o ponto chave para o sucesso de qualquer negócio. É por meio deles que uma empresa consegue atingir suas metas e objetivos, ganhar destaque…
O governo brasileiro não permite a livre circulação de moeda estrangeira e determina uma série de regulamentações e controles cambiais. Por isso, empresas que trazem mercadorias de outros países precisam ter um bom…
A gestão do departamento de comércio exterior envolve uma série de conhecimentos por parte do responsável pela área. É um setor que trabalha com muitas leis, normas e outros procedimentos…
A padronização de processos é muito importante para o comércio exterior, que oferece muitos desafios para a corporação. Apesar das várias possibilidades que ele traz, é importante conhecer bem a…
Cada vez mais empresas estão ampliando esforços e investindo no objeto principal do seu próprio negócio, ou seja, na sua atividade-fim, além de terceirizar algumas atividades-meio do empreendimento. Assim, esse…
Enxugar custos com o objetivo de obter recursos para investimento e/ou aumento do patrimônio é sempre um desafio, até para as gestões mais eficientes. Junte esse objetivo ao cuidado de…
Já não é mais nenhum segredo que importar da China pode ser um excelente negócio. De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o país é…
Importar, para muitas empresas, apesar de ser um processo bastante burocrático, tem sido uma saída para se atingir uma economia significante no médio a longo prazo. Nas importações por encomenda, a…
Os desafios da exportação e da importação no Brasil são originados na descentralização dos assuntos de comércio exterior no país. A burocracia está presente nos âmbitos de entrada e saída…
No Brasil, importar, apesar de ser um processo burocrático, não é um desafio impossível de superar. A importação própria, ou direta, como também é conhecida, é um dos 3 tipos…