A pandemia trouxe ainda mais pressa para a implementação de algumas tecnologias como o Comex 4.0. A cada ano que passa temos a sensação de que o ano passou mais rápido que o anterior, a velocidade com que tudo está acontecendo é cada vez maior e adaptação da tecnologia na sociedade também.
Nunca houve tanto consumo online como hoje: profissionais passaram a fazer suas reuniões pela Internet, o trabalho em muitas empresas ainda está acontecendo de forma remota, estudantes tiveram grande parte dos dois últimos anos letivos à distância, feiras de negócios passaram a se dar no ambiente virtual, diversas empresas se viram na necessidade de adaptar seus processos para se manterem atualizadas e ativas no mercado.
Enfim, a pandemia trouxe uma transformação digital jamais vista em nenhuma das revoluções industriais anteriores, a tecnologia está cada vez mais presente em nossas rotinas e com cada vez maior intensidade.
Hoje já conversamos com nossos pares sobre Metaverso, NFT, Blockchain, Inteligência Artificial e robotização. Mas como isso se aplica ao Comércio Exterior? Sua empresa está preparada para as novas tecnologias? E você, como profissional, também está preparado? Continue lendo para entender!
Comex 4.0 e seus pilares
As Revoluções Industriais
O mundo enfrentou 3 Revoluções Industriais e cada uma delas revolucionou a economia de diferentes maneiras até chegarmos no conceito que vivemos hoje:
1ª Revolução Industrial
A Primeira Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra e se espalhou em todo mundo em meados do século XVIII. A sociedade passou pela transformação do sistema feudal para o capitalismo que marcou a primeira fase de mudanças no processo produtivo, pois o que era antes desenvolvido por artesãos passou a ser feito por máquinas. E cada trabalhador passou a desenvolver apenas uma etapa do processo produtivo.
2ª Revolução Industrial
Essa Revolução trouxe a produção em massa para a nossa sociedade, criou a relação entre empregado e empregador e impulsionou fortemente a industrialização.
3ª Revolução Industrial
Após a Segunda Guerra Mundial deu-se início à Terceira Revolução Industrial, em meados do século XX. Tecnologias como informática, telecomunicações e robótica foram desenvolvidas e a sociedade conheceu a globalização, o que colocou as pessoas mais próximas de outras culturas, outras tradições, e permitiu a aquisição de produtos estrangeiros com mais facilidade, o que fez aumentar as exigências dos consumidores. A Internet deixou todos mais conectados e a distância entre países menor do que nunca.
4ª Revolução Industrial
Atualmente estamos experienciando a 4ª Revolução Industrial que além de conectar pessoas, também conecta as máquinas. O trabalho manual é totalmente automatizado, reduzindo a interferência humana e trazendo ainda mais velocidade para a produção e para o consumo. Alguns países que já estão à frente dessa realidade são Cingapura, China, Noruega, Suécia, Estados Unidos, Holanda e Israel.
Quando revolucionamos as formas de produção, é inevitável que o Comércio Exterior e a Logística sejam afetados. As formas de transporte, armazenagem, distribuição e até mesmo burocracias foram afetadas em cada uma dessas revoluções.
Continue lendo para entender o que a 4ª Revolução Industrial efetivamente trará para o Comércio Exterior!
Comex 4.0
O que é Comex 4.0?
O Comex 4.0 é um termo que diz respeito à revolução do setor de Comércio Exterior na Quarta Revolução Industrial que estamos vivendo, e quando falamos em Comex 4.0 falamos da conectividade da cadeia logística e dos negócios internacionais.
LEIA TAMBÉM: Logística 4.0: como otimizar os processos da sua empresa
As tecnologias que nasceram nesta Quarta Revolução Industrial e podem ser aplicadas no Comércio Exterior são:
- Big Data;
- Automatização;
- Robotização;
- Realidade aumentada;
- Integração de sistemas;
- Manufatura aditiva;
- Cibersegurança;
- Armazenamento em Nuvem;
- Internet das Coisas.
Conheça nossa solução: Software para Despacho Aduaneiro
Benefícios do Comex 4.0
Maior agilidade nos processos
O Comex 4.0 reduz as burocracias e aumenta o controle de dados e informações pelas partes envolvidas, trazendo mais agilidade para os processos de Comércio Exterior e Logística Internacional. A Inteligência Artificial e Automação proporcionam um ambiente com redução de erros e retrabalho.
Redução de custos e erros
No Comex erros podem se transformar em grandes prejuízos em razão de multas, taxas extras cobradas por companhias de transporte e armazenagem. Com a automatização e Inteligência Artificial os erros processuais são reduzidos consideravelmente, o que reduz, consequentemente, gastos extras com os processos.
Gerenciamento de riscos
Ter controle e transparência das informações e saber analisá-las permite que os players do Comex identifiquem, mapeiem e criem ações para possíveis riscos.
LEIA TAMBÉM: Riscos nas importações: é preciso conhecê-los de trás para frente
Segurança
Com armazenamento em nuvem, as informações dos processos se tornam mais seguras, conectando departamentos e sistemas. Isso aumenta a credibilidade da empresa e dos processos.
Experiência do cliente
Uma das maiores dores de importadores, exportadores e até mesmo de prestadores de serviço é a qualidade do atendimento prestado por seu fornecedor. O Comércio Exterior 4.0 veio para revolucionar isso trazendo informações rápidas, agilidade no atendimento e melhor experiência dos clientes. Empresas que utilizam tecnologia encantam seus clientes pela redução de custos e otimização dos processos comerciais e operacionais.
Como posso me preparar para o Comex 4.0?
O Comex 4.0 é uma grande tendência nos próximos anos e já é uma realidade em muitos países, por esse motivo é importante que empresas e profissionais estejam preparados para essa revolução tecnológica para continuarem competitivas no mercado.
Empresas
Para as empresas se prepararem para a indústria 4.0, é necessário grande interesse em investimento tecnológico, mas não é o bastante: é muito importante aplicar uma boa estratégia de treinamento de colaboradores, implementar uma cultura corporativa e também de realocação de colaboradores, se houver necessidade.
Assim, a melhor forma de se preparar é se aproximar de empresas de tecnologia, desenvolver parcerias, criar planejamentos de implementação e manter a boa comunicação com todos os envolvidos da empresa (colaboradores, fornecedores e clientes).
Profissionais
Para um profissional de Comércio Exterior se preparar para o Comex 4.0, o primeiro passo é entender cada uma dessas tecnologias e identificar se sua função está “segura” ou não com essa transformação.
Na sequência, é importante que o profissional busque estudar e se aprofundar nos conceitos e dores que o mercado enfrenta para que assim possa continuar competitivo no seu segmento. Importante dizer que com ou sem Revolução Industrial, um profissional de Comércio Exterior deve estar constantemente atualizado no mercado em que atua.
Como a Conexos ajuda você e sua empresa a se preparar para o Comex 4.0?
Como dissemos, para participar do Comex 4.0 é necessário ter um parceiro que ofereça inovações tecnológicas para sua empresa, e a Conexos possui soluções personalizadas de inteligência de mercado de acordo com as necessidades da sua empresa.
O software da Conexos para empresas que participam do comércio internacional é eficiente e ágil no controle dos processos de uma empresa. A Conexos é a aliada para dinamizar e automatizar o departamento operacional de indústrias e distribuidoras de produtos importados, trading company e despachantes aduaneiros do mercado de comércio internacional.
Conheça nossos módulos e traga mais agilidade, segurança e performance para suas operações.
Agende uma demonstração gratuita para evoluir para o Comex 4.0!