O Módulo SPED do ERP gera arquivos Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), projeto do Governo Federal em que a CONEXOS é pioneira e que valida, armazena, autentifica e oficializa documentos digitais.
Gere seus arquivos automaticamente com o Módulo SPED
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) – projeto do Governo Federal em parceira com os Estados da Federação e outras entidades públicas e privadas – foi instituído pelo Decreto no 6.022 de 22 de janeiro de 2007. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e representa mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
O módulo SPED do CONEXOS CLOUD foi desenvolvido com uma série de recursos e ferramentas para a configuração e a geração dos arquivos SPED, que modernizam a sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias. Estas são transmitidas às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores por intermédio dos contribuintes a partir da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, o que garante a validade jurídica dos documentos na sua forma digital.
Sem necessidade de ajustes finais fora do CONEXOS-ERP antes da transmissão dos arquivos para o fisco, o módulo SPED faz a geração completa do arquivo e funciona totalmente integrado aos outros módulos do software, em especial, no que diz respeito a informações de cunho contábil e fiscal.
Alguns benefícios deste módulo são:
- Redução de custos devido à dispensa de emissão e armazenamento de documentos em papel, e à racionalização e simplificação das obrigações acessórias;
- Uniformização das informações que o contribuinte deve prestar às diversas unidades federadas;
- Redução do envolvimento involuntário em práticas fraudulentas, de custos administrativos, do Custo Brasil, do tempo despendido com a presença de auditores fiscais nas instalações do contribuinte e do uso de papel – auxiliando, assim, na preservação do meio ambiente;
- Simplificação e rapidez dos procedimentos sujeitos ao controle da administração tributária (comércio exterior, regimes especiais e trânsito entre unidades da federação);
- Fortalecimento do controle e da fiscalização por meio de intercâmbio de informações entre as administrações tributárias;
- Rapidez no acesso às informações;
- Aumento da produtividade do auditor por meio da eliminação dos passos para a coleta dos arquivos;
- Possibilidade de troca de informações entre os próprios contribuintes a partir de um layout padrão;
- Melhoria da qualidade da informação;
- Possibilidade de cruzamento entre dados contábeis e fiscais;
- Disponibilidade de cópias autênticas e válidas das escriturações para usos distintos e concomitantes;
- Aperfeiçoamento do combate à sonegação.
PRINCIPAIS ÁREAS DO MÓDULO
- Configurações e parametrizações para geração SPED Contábil, SPED Fcont, SPED Fiscal e EFD
- Contribuições;
- Geração de arquivo das obrigações SPED Contábil, SPED Fcont, SPED Fiscal e SPED EFD Contribuições;
- Nota fiscal eletrônica de mercadorias e serviços.
Se quer saber mais sobre as funcionalidades do Módulo SPED e como elas podem ajudar sua empresa entre em contato conosco!