O Módulo Trade Finance possui avançados recursos de controle dos ativos e passivos em moeda estrangeira, em especial de contas a pagar e de contas a receber, proveniente das atividades comerciais de importação e exportação.
Entenda os benefícios que o Módulo Trade Finance te oferece
A solução do módulo Trade Finance foi desenvolvida com base em um amplo estudo técnico e funcional, que reconhece a complexidade do ramo e obedecendo a legislação vigente, em especial, ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 02 e à Instrução Normativa da SRF no 1.079/10.
Este módulo oferece recursos para controle de saldos em aberto – na moeda negociada e atualizados na moeda local – e um vinculo entre as invoice’s e os respectivos registros no financeiro da sua empresa. A variação cambial é tratada de forma integrada com a contabilidade, sempre mantendo rastreabilidade e representatividade idênticas entre a área contábil e a financeira. Nas importações, é possível identificar se a variação cambial é patrimonial (ativo/passivo) ou apenas resultado (receita/despesa) para, assim, proceder de forma transparente com a sua contabilização.
Os recursos de trade finance ofertados neste módulo operam de forma conjunta, o que possibilita identificar, no contrato de câmbio, se na mesma operação foi usado algum outro mecanismo de trade finance, como, FINIMP, Hedge e até mesmo carta de crédito. No FINIMP, o software controla a substituição da obrigação, encerrando a variação cambial junto ao fornecedor original que consta na invoice e implanando uma nova obrigação junto ao banco financiador. A partir desse momento, o sistema recomeça a variação cambial de acordo com a nova obrigação.
PRINCIPAIS ÁREAS DO MÓDULO TRADE FINANCE
- Contrato de Câmbio (compra e venda);
- Fechamento de câmbio antecipado (à vista e parcelado);
- Representação financeira em tempo real dos valores a pagar e receber em moedas estrangeiras;
- Controle associado e integrado entre o financeiro e as invoice’s registradas no sistema;
- Finimp e Refinimp;
- Carta de crédito;
- Hedge;
- Controle e gestão da variação cambial;
- Gestão da variação cambial;
- Controle histórico das cotações junto às corretoras de câmbio;
- Integração ampla com os módulos Comércio Exterior, Despacho Aduaneiro, Financeiro e Contabilidade.