Skip to main content
5
(1)

Chamamos de controles de Trade Finance aqueles voltados à área financeira e que ajudam na administração de moedas estrangeiras. Esses serviços quando englobados formam uma rede de segurança, protegendo os interesses de compradores e vendedores no mercado internacional, além de auxiliar na conclusão das transações que podem envolver múltiplas moedas.

Esse processo envolve desde bancos, financiadores, importadores e exportadores, até seguradores e agência de crédito à exportação, passando ainda por outros serviços. Alguns controles são: Contrato de Câmbio, Hedge, Finimp, Carta de Crédito, ACC e ACE.

Acompanhe nosso artigo para entender o que esses controles podem fazer por você e sues negócios.

Conheça as vantagens do Módulo Trade Finance
Conheça as vantagens do Módulo Trade Finance

Quando devo implantar o uso dos serviços de Trade Finance em minha empresa?

Se você se faz essa pergunta, deve saber que a resposta é relativamente simples, pois assim que você começa a ter operações em outras moedas passa a precisar desse tipo de controle. O importante aqui é ter um planejamento prévio para saber qual ferramenta usar em diferentes momentos do mercado.

Por exemplo, quando há variação muito grande nas taxas de moedas, poderá ser usado o Hedge, que garante proteção contra grandes variações cambiais. Com essa ferramenta de Trade Finance será feito um contrato para o travamento da taxa sobre o valor a ser quitado, a fim de realizar o fechamento de contrato de câmbio e já determinar o ganho da operação, minimizando seus riscos e custos.

Por outro lado, o Finimp pode ser usado quando você procura uma forma de aumentar seu prazo de pagamento, além de uma forma de financiamento para o pagamento do câmbio, principalmente no caso de importações com fluxo de caixa e altas taxas de juros internas.

Já a Carta de Crédito pode ser utilizada tanto na importação quanto na exportação, inclusive é muito usada no inicio de relações com novos parceiros comerciais. Ela funciona como uma garantia de pagamento ofertado, na qual o banco assegura a quitação da operação.

Quais são os controles de Trade Finance mais utilizados pelas importadoras?

O Contrato de Câmbio, que não pode deixar de ser citado quando estamos falando de importadoras, nada mais é do que uma negociação entre fornecedor e comprador, na qual as moedas aplicadas na compra ou venda da mercadoria são estrangeiras. Neste caso são definidas as características completas das operações como prazo de pagamento e quantidade de parcelas.

O Finimp, quando pensado especificamente para importações, possui diferentes modalidades, como o Finimp Direto ou Finimp Repasse. O último garante que o valor a ser recebido pelo vendedor seja dado a vista, enquanto o comprador passará a dever a instituição financeira, podendo dividir o pagamento em várias parcelas que, por sua vez, costumam receber um percentual de juros.

Pensando no Hedge, ele é um dos controles de Trade Finance mais complexos que há, porém se é muito importante já que protege sua empresa contra a indefinição que existe no mercado, ainda mais em tempos de crise, da taxa cambial. É por isso que o Hedge é um recurso utilizado por investidores experientes. Como você viu acima será feito um contrato a fim de reduzir os custos finais para o negócio, contudo se você trabalha nessa área e com esse controle, sabe que pode haver geração de altos custos se o contrato não for bem pensado e planejado com cautela.

trade finance
Trade finance

Após firmar contrato quais atitudes devem ser tomadas?

Além de honrar o contrato firmado, é necessário que você fique atento ao fato de que alguns controles (como o Contrato de Câmbio), cujos títulos podem sofrer variações cambiais enquanto não forem quitados, devem ter seus valores alterados nos respectivos documentos. Dessa forma as oscilações da moeda negociada serão acompanhadas e não haverá disparidade de informações.

Com base nas opções apresentadas, creio que tenha conseguido transmitir a importância que o controle de Trade Finance possui sobre as Traders, afinal são eles que garantem que os processos de importação e exportação estejam com seus lançamentos financeiros em ordem e suas mercadorias devidamente asseguradas.

Agora que entendeu um pouco mais desse processo, pode conferir o que o Módulo de Trade Finance da Conexos pode fazer pela sua empresa, perpassando pelo controle das parcelas de câmbio até as variações e quitações das obrigações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.