Skip to main content
5
(1)

A criação de um ambiente propício para o crescimento econômico não acontece de forma rápida e depende muito de investimentos que levam anos para serem concretizados. Dessa forma, os incentivos fiscais no Espírito Santo são uma das grandes vantagens que o estado oferece às empresas.

Assim, continue a leitura deste artigo para saber um pouco mais sobre os incentivos fiscais no Espírito Santo e as vantagens de tal suporte para o estado!

incentivos fiscais no Espírito Santo
Incentivos fiscais no Espírito Santo

Crescimento dos incentivos fiscais no Espírito Santo

No Espírito Santo, por exemplo, vem se desenvolvendo um ambiente propício para novos negócios desde a criação dos incentivos fiscais de importação como o FUNDAP, existente há mais de 40 anos. Os incentivos fiscais no Espírito Santo propiciaram a criação de um polo econômico de serviços para a realização de importação, aproveitando o potencial multimodal do estado.

O crescimento e desenvolvimento proveniente dos incentivos fiscais no Espírito Santo serviram como inspiração para outros estados brasileiros e os modelos dos incentivos fiscais no Espírito Santo praticados foram reproduzidos, atraindo grandes empresas multinacionais para a realização de operações de importação e logística.

Essa preparação dos fatores de crescimento trouxeram ao ES uma extensão da ZFM (Zona Franca de Manaus), sendo inaugurado o entreposto em março de 2018.  A Terca, empresa de logística e armazenagem alfandegada, venceu a licitação para operar o centro de distribuição em Cariacica. A estimativa da Terca é de que sejam criados aproximadamente 130 empregos, diretos e indiretos. O investimento no armazém, que tem 12 mil metros quadrados, foi de aproximadamente 2 milhões de reais.

O estado está organizado e preparado para as oportunidades do pós-crise. As recentes conquistas do Espírito Santo incluem a instalação de uma fábrica de biodiesel em Aracruz, o desenvolvimento do Portocel para movimentar outro tipo de carga além de celulose e a liberação da última licença necessária para o início da construção do Porto Central no município de Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo. O custo estimado do Porto Central é de 5 bilhões e tem previsão inicial de operação para 2020. Todo esse movimento faz com que o Espírito Santo fique na rota de novos investimentos de empresas multinacionais.

estados que mais importam
Estados que mais importam

Produção Industrial Capixaba

A produção industrial capixaba é promissora e acompanha o ritmo de crescimento do estado de São Paulo. Seu crescimento neste ano foi de 2,5%, o oitavo maior do país, e os expoentes deste crescimento são a indústria alimentícia e a indústria extrativista.

Mesmo sendo promissor, o setor industrial capixaba possui alguns gargalos que precisam ser superados para que investimentos importantes sejam concretizados nos próximos anos. Projetos como o Porto da Imetame, em Aracruz; o Ramal Ferroviário Vitória-Rio, que passará por 25 municípios do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, e a finalização da duplicação da BR 101 vão trazer ainda mais interesse no estado;

Com essas obras, a logística  do Espírito Santo será mais eficiente, gerando maior movimentação de cargas, tanto de matéria-prima para a indústria local, quanto para cargas que desaguam em portos capixabas.

Índices Econômicos

Um estudo realizado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) verificou o aumento da atividade econômica no Espírito Santo, revelando que, mesmo em tempos de crise, houve crescimento do estado no comércio varejista ampliado (+1,4%) e do setor de serviços (+1,6%). Em 2017, o PIB no Espírito Santo teve alta de 0,5%, devido ao notável aumento do volume de vendas no varejo restrito (+9,3%) e no varejo ampliado (+20%).

A economia capixaba teve um desempenho acima da média nacional, acumulado em quatro trimestres. Há alta de 2,1% frente ao crescimento de 1,3% do Brasil . Essa é a  terceira vez consecutiva que o crescimento capixaba superou o resultado do país nessa base de comparação, demonstrando assim que as medidas tomadas no estado atraem indústrias de grande porte tanto nacionais, quanto multinacionais.

A economia do país influencia o crescimento e a atração de novas empresas, porém a instalação de empresas multinacionais depende muito de incentivos fiscais e condições estruturais e logísticas fornecidas pelos estados, e essas são características em que o Espírito Santo vem trabalhando fortemente nos últimos anos.

Gostou de saber um pouco mais sobre os incentivos fiscais no Espírito Santo? Então assista o webinar que preparamos sobre Benefícios Fiscais: Vantagens de Importar por cada Estado!

benefícios fiscais
Benefícios fiscais

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 Comentários

  • Luciano disse:

    Boa noite meu nome e Luciano Garcia.
    .Gostaria de comecar a importar da China para o Estado do Espirito Santo.
    Sou inciante nessa area irei importar e fazer as vendas na loja online e propagandas nao sei como funciona mais irei dar meus primeiro passo.
    Tenho meu CNPJ 7 anos caso se voces poderem mim dar uma ideias ficarei agradecido.

    Obrigado

    Luciano