A criação de um ambiente propício para o crescimento econômico não acontece de forma rápida e depende muito de investimentos que levam anos para serem concretizados. Dessa forma, os incentivos fiscais no Espírito Santo são uma das grandes vantagens que o estado oferece às empresas.
Assim, continue a leitura deste artigo para saber um pouco mais sobre os incentivos fiscais no Espírito Santo e as vantagens de tal suporte para o estado!
Crescimento dos incentivos fiscais no Espírito Santo
No Espírito Santo, por exemplo, vem se desenvolvendo um ambiente propício para novos negócios desde a criação dos incentivos fiscais de importação como o FUNDAP, existente há mais de 40 anos. Os incentivos fiscais no Espírito Santo propiciaram a criação de um polo econômico de serviços para a realização de importação, aproveitando o potencial multimodal do estado.
O crescimento e desenvolvimento proveniente dos incentivos fiscais no Espírito Santo serviram como inspiração para outros estados brasileiros e os modelos dos incentivos fiscais no Espírito Santo praticados foram reproduzidos, atraindo grandes empresas multinacionais para a realização de operações de importação e logística.
Essa preparação dos fatores de crescimento trouxeram ao ES uma extensão da ZFM (Zona Franca de Manaus), sendo inaugurado o entreposto em março de 2018. A Terca, empresa de logística e armazenagem alfandegada, venceu a licitação para operar o centro de distribuição em Cariacica. A estimativa da Terca é de que sejam criados aproximadamente 130 empregos, diretos e indiretos. O investimento no armazém, que tem 12 mil metros quadrados, foi de aproximadamente 2 milhões de reais.
O estado está organizado e preparado para as oportunidades do pós-crise. As recentes conquistas do Espírito Santo incluem a instalação de uma fábrica de biodiesel em Aracruz, o desenvolvimento do Portocel para movimentar outro tipo de carga além de celulose e a liberação da última licença necessária para o início da construção do Porto Central no município de Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo. O custo estimado do Porto Central é de 5 bilhões e tem previsão inicial de operação para 2020. Todo esse movimento faz com que o Espírito Santo fique na rota de novos investimentos de empresas multinacionais.
Produção Industrial Capixaba
A produção industrial capixaba é promissora e acompanha o ritmo de crescimento do estado de São Paulo. Seu crescimento neste ano foi de 2,5%, o oitavo maior do país, e os expoentes deste crescimento são a indústria alimentícia e a indústria extrativista.
Mesmo sendo promissor, o setor industrial capixaba possui alguns gargalos que precisam ser superados para que investimentos importantes sejam concretizados nos próximos anos. Projetos como o Porto da Imetame, em Aracruz; o Ramal Ferroviário Vitória-Rio, que passará por 25 municípios do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, e a finalização da duplicação da BR 101 vão trazer ainda mais interesse no estado;
Com essas obras, a logística do Espírito Santo será mais eficiente, gerando maior movimentação de cargas, tanto de matéria-prima para a indústria local, quanto para cargas que desaguam em portos capixabas.
Índices Econômicos
Um estudo realizado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) verificou o aumento da atividade econômica no Espírito Santo, revelando que, mesmo em tempos de crise, houve crescimento do estado no comércio varejista ampliado (+1,4%) e do setor de serviços (+1,6%). Em 2017, o PIB no Espírito Santo teve alta de 0,5%, devido ao notável aumento do volume de vendas no varejo restrito (+9,3%) e no varejo ampliado (+20%).
A economia capixaba teve um desempenho acima da média nacional, acumulado em quatro trimestres. Há alta de 2,1% frente ao crescimento de 1,3% do Brasil . Essa é a terceira vez consecutiva que o crescimento capixaba superou o resultado do país nessa base de comparação, demonstrando assim que as medidas tomadas no estado atraem indústrias de grande porte tanto nacionais, quanto multinacionais.
A economia do país influencia o crescimento e a atração de novas empresas, porém a instalação de empresas multinacionais depende muito de incentivos fiscais e condições estruturais e logísticas fornecidas pelos estados, e essas são características em que o Espírito Santo vem trabalhando fortemente nos últimos anos.
Gostou de saber um pouco mais sobre os incentivos fiscais no Espírito Santo? Então assista o webinar que preparamos sobre Benefícios Fiscais: Vantagens de Importar por cada Estado!
Boa noite meu nome e Luciano Garcia.
.Gostaria de comecar a importar da China para o Estado do Espirito Santo.
Sou inciante nessa area irei importar e fazer as vendas na loja online e propagandas nao sei como funciona mais irei dar meus primeiro passo.
Tenho meu CNPJ 7 anos caso se voces poderem mim dar uma ideias ficarei agradecido.
Obrigado
Luciano
Ei Luciano, bom dia!
Temos no nosso blog um artigo referente à importar da China, lá você encontra muitas dicas para que consiga desburocratizar essa operação.
https://conexos.com.br/voce-sabe-mesmo-como-importar-da-china/
Espero que goste da leitura! Qualquer dúvida, entre em contato conosco!