Não há dúvidas da importância do transporte marítimo de cargas, ele representa boa parte de todas as cargas movimentadas no país. Isso faz com que os portos brasileiros sejam considerados vitais para a economia, são centros cruciais para o trânsito de mercadorias e atividades comerciais.
Se você já leu nosso artigo “Portos Brasileiros: conheça os 10 maiores”, sabe que o Porto de Santos se destaca como o maior porto do Brasil. Neste artigo, vamos ir além detalhando as características e importância do Porto de Santos.
Além disso, vamos relembrar os principais portos do Brasil, para que você tenha uma visão completa. E não para por aí: também analisaremos as tendências de movimentação portuária em 2023. Continue a leitura!
Índice:
O maior porto do Brasil
O Porto de Santos está localizado no estado de São Paulo, e como já falamos antes, é o maior porto do Brasil. Recentemente, em 2022, o Porto de Santos subiu uma posição no ranking mundial de portos que movimentam contêineres, atualmente ele ocupa o 40º lugar.
Confira na tabela abaixo os 10 primeiros colocados no ranking mundial de portos e a posição do Porto de Santos:
Posição | País | Porto | Movimentação (em milhões de TEUs) |
1º | China | Xangai | 47,30 |
2° | Cingapura | Cingapura | 37,29 |
3° | China | Ningbo-Zhoushan | 33,35 |
4º | China | Shenzen | 30,04 |
5º | China | Qingdao | 25,67 |
6º | China | Guangzhou | 24,86 |
7º | Coréia do Sul | Busan | 22,08 |
8º | China | Tianjin | 21,02 |
9º | China | Hong Kong | 16,69 |
10º | Países Baixos (Holanda) | Roterdã | 14,46 |
40º | Brasil | Santos | 4,99 |
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Em 2022, o Porto de Santos alcançou a impressionante marca de mais de 4,98 milhões de TEUs, representando um crescimento de 3,2%. Este porto é um hub vital para a América Latina, responsável por quase um terço do total de cargas transportadas por contêineres no Brasil.
Inclusive Porto de Santos, além de ser o maior porto do Brasil, também se destaca ocupando a 6ª posição entre os portos das Américas.
Confira na tabela a seguir os 10 primeiros colocados neste ranking:
Posição | País | Porto | Movimentação (em milhões de TEUs) |
1º | Estados Unidos | Los Angeles | 9,91 |
2° | Estados Unidos | Nova York/Nova Jersey | 9,49 |
3º | Estados Unidos | Long Beach | 9,13 |
4º | Estados Unidos | Savannah | 5,89 |
5º | Panamá | Colón | 5,10 |
6º | Brasil | Santos | 4,99 |
7º | Estados Unidos | Houston | 3,98 |
8º | Estados Unidos | Virginia | 3,70 |
9º | Canadá | Vancouver | 3,56 |
10º | México | Manzanillo | 3,47 |
Dentre as mercadorias mais movimentadas pelo porto, destacam-se itens como soja, celulose, sucos cítricos e adubos. Com operações diversificadas, é de se esperar que o maior porto do Brasil é um ponto-chave na logística brasileira.
Confira a lista dos principais portos brasileiros, em seguida iremos trazer alguns detalhes de cada um destes portos:
- Porto de Santos (SP);
- Porto de Paranaguá (PR);
- Porto Itapoá (SC);
- Portonave (SC);
- Porto de Rio Grande (RS);
- Dp World Santos (SP);
- Porto Chibatão (AM);
- Porto de Suape (PE);
- Porto de Itajaí (SC);
- Porto de Rio de Janeiro (RJ).
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Outros portos importantes no Brasil
Porto de Paranaguá
Em 2020, o Porto de Paranaguá foi considerado o segundo maior porto do Brasil. Situado no Paraná, este porto de grande porte exerce influência sobre 10 estados do país, desempenhando um papel vital nas transações internacionais.
Embora o Porto de Paranaguá atenda a 13 diferentes setores econômicos, ele se destaca principalmente em cinco áreas: agroindústria e madeira, material de transporte, alimentos e bebidas, indústria química e mecânica. Estes setores são os pilares de sua atividade econômica.
Porto Itapoá
Situado estrategicamente entre duas importantes regiões industriais do Sul do Brasil – o Norte de Santa Catarina e a região metropolitana de Curitiba – o Porto Itapoá se estabeleceu como um ponto de referência para diversas indústrias.
O porto é conhecido pela movimentação de uma variedade de segmentos, incluindo proteínas animais e seus derivados, motores e equipamentos elétricos, madeira, cerâmica, papel, produtos químicos, peças automotivas, veículos e plásticos.
Esses produtos são em sua maioria destinados a mercados globais importantes, como Ásia, América do Norte e Europa. Além disso, o Porto Itapoá também desempenha um papel na exportação de produtos como madeira e frango para o Paraguai. No ano de 2021, o porto registrou a movimentação de 70.746 TEUs.
Portonave
Inaugurada em outubro de 2007 na cidade de Navegantes, Santa Catarina, a Portonave se destacou como o primeiro terminal portuário privado do Brasil. Essa empresa desempenha um papel crucial no escoamento de produtos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, bem como de outros países sul-americanos, além de receber cargas de diversas partes do mundo.
Conhecida internacionalmente por sua excelência em serviços e alta produtividade, a Portonave emprega mais de 1.100 colaboradores, focando no compromisso com a qualidade e o desenvolvimento sustentável.
Um dos seus principais diferenciais é a Iceport, uma câmara frigorífica totalmente automatizada, equipada com seis transelevadores e capacidade para 16 mil posições de pallets. A estrutura inclui também uma antecâmara com 13 docas para recebimento de cargas, abrangendo uma área de armazenagem de 50 mil m².
A área total da Portonave é de 400 mil m², dos quais aproximadamente 360 mil m² são destinados à área alfandegada. O terminal conta com três berços de atracação em um cais linear de 900 metros, tendo capacidade para armazenar até 30 mil TEUs, uma medida padrão equivalente a um contêiner de 20 pés.
Porto de Rio Grande
Situado no Rio Grande do Sul, o Porto de Rio Grande é um dos maiores do país. Ele serve a diversos setores, como agroindústria, madeira, calçados, couro, transporte e indústrias química e mecânica.
Este porto é utilizado por 21 estados brasileiros para comércio internacional, com influência marcante no Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Conhecido pela diversidade de suas operações, o Porto lida com uma ampla gama de produtos, desde adubos e fertilizantes até componentes para a indústria automotiva e itens da indústria mecânica.
No comércio internacional, ele se destaca pelo manuseio de produtos de alto valor agregado, incluindo itens da agroindústria, madeira, indústria química, calçados, couros e materiais de transporte. Em 2020, o porto movimentou aproximadamente 6.461.690 toneladas de mercadorias.
Devido à sua localização estratégica, próxima ao Uruguai, sul do Paraguai e norte da Argentina, o Porto de Rio Grande é frequentemente referido como o “Porto do MERCOSUL”.
Dp World Santos
Localizado em uma posição estratégica com acesso facilitado por mar, estrada e ferrovia, este empreendimento se destaca com um cais de 653 metros.
Equipado com tecnologia de última geração e alta eficiência operacional, o porto, situado em Santos, é uma instalação privada. A empresa se empenha em desenvolver soluções integradas e complementares, visando enriquecer seu portfólio e oferecer serviços adicionais aos seus clientes
Porto Chibatão
O Porto Chibatão, situado à margem esquerda do Rio Negro, é reconhecido como o maior complexo portuário privado do Amazonas.
Sua infraestrutura é projetada para eficiência máxima, incluindo espaços dedicados à armazenagem de contêineres e cargas, uma área interna de circulação, uma doca coberta para operações de carga e descarga, rampa de concreto armado, balança rodoviária, e um conjunto completo de serviços de apoio.
Estes serviços incluem facilidades da Receita Federal, alfândega, posto bancário, serviços de fiscalização e liberação, além de um espaço para despachantes aduaneiros. O complexo também conta com um edifício administrativo de cinco andares e está equipado com tecnologia de ponta, garantindo a capacidade de atender a todas as demandas operacionais.
Porto de Suape
Localizado em Pernambuco, entre Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na área metropolitana do Recife, o Porto de Suape se destaca como um importante porto brasileiro. A apenas 40 quilômetros da capital pernambucana, Suape mantém conexões com mais de 160 portos ao redor do mundo, consolidando-se como o mais estratégico porto público do Nordeste.
Isso se deve, em parte, ao fato de que 90% do PIB da região está concentrado num raio de 800 quilômetros ao redor do porto. Em 2020, Suape alcançou um marco histórico ao movimentar 4.887.110 toneladas de cargas, estabelecendo um novo recorde para suas operações.
Porto de Itajaí
Situado em Santa Catarina, o porto regional de médio porte desempenha um papel crucial na economia local, atendendo principalmente aos setores de agroindústria, madeira, eletroeletrônica, mecânica e têxtil.
Reconhecido como o principal porto da região, ele se destaca como o segundo maior do Brasil em termos de movimentação de contêineres. Este porto público desempenha um papel vital na exportação, sendo responsável pelo escoamento da maior parte da produção estadual. Até dezembro de 2020, registrou uma impressionante movimentação de cerca de 6.448.201 toneladas.
Porto de Rio de Janeiro
O Porto do Rio de Janeiro está situado na costa oeste da Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Abrange a área marítima que se estende até a boca da barra, localizada entre a ponta de Santa Cruz e a ponta de São João, incluindo também os interiores de lagoas.
Este porto permite o tráfego de quase todas as embarcações, com exceção daquelas próximas ao cais de atracação de transportes coletivos, entrepostos de pesca, áreas portuárias, cabeceiras das pistas de aeroportos e em um raio de menos de 200 metros de instalações militares.
Além disso, é restrito o fundeio, a amarração ou a permanência de embarcações nas proximidades (200 metros) dos pilares da ponte Rio-Niterói.
Como os portos brasileiros se classificam?
A classificação dos portos é baseada em características específicas, incluindo sua localização e funções. Geralmente, eles são categorizados como portos públicos, privados ou mistos:
Portos públicos: estes são portos de uso comum, acessíveis a todos os usuários. Eles são operados pelo governo ou autoridades portuárias designadas e servem a uma ampla gama de atividades comerciais e logísticas;
Portos privados: são propriedade de entidades privadas e utilizados exclusivamente para suas próprias operações. Estes portos são geralmente especializados nas necessidades específicas da empresa proprietária;
Portos mistos: combinam elementos de portos públicos e privados. Eles possuem áreas designadas para uso público e setores específicos para operações privadas, oferecendo uma gama diversificada de serviços para diferentes tipos de usuários.
Quais são os tipos de portos brasileiros?
Os portos podem ser categorizados de acordo com suas funções específicas, sendo os principais tipos os portos comerciais, de pesca e de passageiros. Vamos detalhar um pouco mais sobre cada um deles:
Portos comerciais: estes portos são prncipalmente destinados à carga e descarga de mercadorias. Eles operam em larga escala para atender às demandas do comércio global, movimentando uma variedade de produtos;
Portos de passageiros: especializados no transporte de pessoas, esses portos recebem navios de cruzeiro, balsas e outras embarcações de passageiros. Eles são pontos chave para o turismo e viagens marítimas;
Portos de pesca: focados nas atividades pesqueiras, estes portos oferecem infraestrutura para que barcos de pesca possam atracar, descarregar e processar seus pescados. Eles são essenciais para a indústria pesqueira.
Panorama da movimentação portuária em 2023
O setor portuário brasileiro teve um início de ano excepcional em 2023, estabelecendo um novo recorde com a movimentação de 616 milhões de toneladas no primeiro semestre (de acordo com informações obtidas pela G1 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários -ANTAQ). Este número, que representa um aumento de 2,4% em relação ao mesmo período de 2021, é um indicativo claro do crescimento contínuo e da eficiência do setor.
Não atoa o Porto de Santos é o maior porto do Brasil, com uma movimentação de 63,3 milhões de toneladas, foi um dos destaques. A força motriz por trás desse crescimento veio das commodities, com o minério de ferro liderando com 172,8 milhões de toneladas e o óleo bruto de petróleo com 103,7 milhões.
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A agricultura também teve um papel significativo, com a soja movimentando 87,8 milhões de toneladas e o milho 13,28 milhões. As exportações totalizaram 349,2 milhões de toneladas, dominadas pelos granéis sólidos e líquidos.
Esses números não apenas destacam a capacidade do Brasil no comércio marítimo global, mas também apontam para uma tendência de crescimento e diversificação nas atividades portuárias.
Desafios e oportunidades para o futuro do setor portuário
Na economia brasileira, a logística portuária desempenha um papel crucial, afetando diretamente a competitividade do país no mercado global. A eficácia dos portos brasileiros facilita as exportações e importações. Além disso, a criação de empregos no setor portuário, juntamente com os investimentos em infraestrutura, são fatores super importantes para o crescimento econômico do país.
Segundo informações do Instituto Brasil Logística (IBL) e dados da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o futuro dos portos brasileiros enfrenta desafios significativos, mas as oportunidades são promissoras.
A demanda global por transporte de carga deve triplicar até 2050, com mais de 75% dessa movimentação ocorrendo por via marítima. Para os portos brasileiros, a previsão é de dobrar as toneladas movimentadas até 2042. No entanto, a partir de 2030, a capacidade instalada atual não será suficiente para atender ao volume previsto.
Ou seja, a necessidade de investimentos é urgente, considerando que a construção de um porto pode levar de cinco a dez anos. A segurança jurídica e o planejamento portuário são essenciais para evitar um excesso de demanda e garantir investimentos privados, especialmente em projetos de longo prazo.
Conforme os dados recentes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) o futuro dos portos brasileiros se apresenta promissor e desafiador. Como já vimos aqui no artigo, houve um crescimento na movimentação portuária no primeiro trimestre de 2023.
Com isso o Ministro Portos e Aeroportos, Márcio França afirmou em maio deste ano uma expectativa positiva de manter esse crescimento: “O Brasil voltou! O crescimento voltou! Importante destacar que há planos para modernizar e ampliar a infraestrutura dos portos, com a intenção de aumentar a capacidade de movimentação de cargas e reduzir os custos logísticos, gerar empregos e impulsionar a economia”. Clique aqui para ler o realese completo.
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