Skip to main content
5
(1)

A migração definitiva para a Declaração Única de Importação (Duimp) no Portal Único de Comércio Exterior, anunciada pela Receita Federal e pela Secretaria de Comércio Exterior, marca um avanço importante na modernização das operações de importação no Brasil.

A nova plataforma substituirá o sistema Siscomex e promete simplificar e digitalizar processos, facilitando o ambiente de negócios e reduzindo custos operacionais. A transição está prevista para ser concluída até o final de 2025, permitindo uma adaptação gradual das empresas importadoras.

A implementação da Duimp deverá reduzir o tempo de liberação de mercadorias de nove para cinco dias, gerando uma economia estimada em US$ 40 bilhões ao ano. Entre os benefícios do novo sistema estão a introdução da licença flex, que traz mais flexibilidade operacional, e a coordenação integrada da fiscalização física de cargas, permitindo uma ação mais eficiente contra práticas de comércio ilegal e desleal. Essas inovações visam otimizar a logística e eliminar redundâncias, acelerando os processos de importação.

Com a modernização, o Brasil se alinha às melhores práticas internacionais, tornando-se mais competitivo no comércio global. Além de reduzir a burocracia, a migração para o Portal Único fortalece a fiscalização nas fronteiras e melhora a eficiência das operações, fatores essenciais para atrair investimentos e consolidar o país como um player relevante no cenário econômico internacional.

➡️Confira a matéria na íntegra no Portal JC PE

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Larissa Alves Borges

Larissa Alves Borges

Redatora Publicitária com graduação em Comunicação Social, Comércio Exterior e Letras. Pós-graduada em Marketing Digital, Direito Tributário e Gestão Pública.