As oportunidades do mercado exterior são muito almejadas pelos empreendedores brasileiros. Mesmo com as oscilações na economia, o processo de exportação sempre foi de interesse de muitas empresas.
Mas, você está preparado para o mercado exterior? Existem inúmeras questões que precisam ser analisadas e colocadas em ordem para que realmente esse processo se torne viável, dentro da lei e ainda traga lucros para o seu negócio.
Exportar e vender produtos em outros países pode ser uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de negócios, e assim se tornando mais forte, inclusive internamente. Como são grandes as modificações causadas por um processo de exportação bem feito, vender o seu produto internacionalmente pode ser, inclusive, a solução para alguns dos problemas empresariais que o seu negócio enfrenta.
Por que exportar? A seguir, você vai conhecer pelo menos oito motivos para começar a exportar o seu produto já e vai entender qual é a relevância de realizar esse tipo de transação comercial. Confira!
- Aumento da produtividade
- Aumento do volume de vendas
- Redução do custo de produção por unidade
- Redução dos riscos
- Melhor aproveitamento de oportunidades
- Uso de incentivos fiscais
- Aumento na qualidade do produto
- Ganho de vantagem competitiva
Quais os tipos de exportação no país?
Engana-se quem acredita que existe apenas uma forma de realizar o processo de exportação. Pelo contrário, é possível realizar a Exportação Direta e Indireta, e vamos falar um pouco sobre cada uma a seguir.
Exportação Direta
Ela consiste na operação em que o produto a ser exportado é faturado pelo próprio produtor para a empresa que está importando. Esse processo direto demanda do exportador total conhecimento em todas as etapas que compreendem a exportação.
Um ponto a ser frisado é que mesmo que o exportador conte com um agente comercial para realizar a operação, ainda ela será caracterizada como exportação direta. Um dos pontos benéficos dessa modalidade de exportação são os incentivos fiscais como isenção do IPI e o fato de não ocorrer a incidência do ICMS.
Exportação Indireta
Ela ocorre quando empresas do Brasil adquirem produtos para exportá-los. Neste caso, a empresa produtora não fica responsável por nenhuma questão do processo de exportação.
É um caminho interessante para empresas que não possuem experiência na comercialização de produtos no exterior, mas que querem que os produtos cheguem também nos mercados internacionais.
Integração direta e completa com o Siscomex
Nosso módulo de Comércio Exterior – Exportação destina-se tanto às empresas que exportam produtos adquiridos quanto às que têm produção própria. Também atende a toda a cadeia de prestadores de serviços que atuam na assessoria desse tipo de processo.
O módulo controla desde os processos de entrada de mercadorias a serem exportadas até as entregas aos destinatários finais no exterior. Disponibiliza também diversos recursos para o gerenciamento total dos documentos de exportação, que incluem o início dos pedidos, o acompanhamento dos processos, a emissão dos certificados, notas fiscais e o fechamento final do processo – considerando sempre os tratamentos legais de variação cambial.
A plataforma proporciona uma visão dinâmica das janelas de disponibilidades com o deadline para entrega física, bem como booking e reserva de praça, mediante integração com outros prestadores de serviços.
O módulo de follow-up atende tanto o exportador quanto o importador, alertando sobre o andamento do trânsito aduaneiro, mediante rastreamento dos containers, quando o transportador compartilhar tais informações de forma pública.
As ferramentas deste módulo foram desenvolvidas para solucionar e agilizar todas as etapas das operações de exportação da sua empresa, e oferece total controle financeiro, de comissões, embarques, pagamentos e recebimentos.
Após a confirmação do embarque e recebimento do pedido de venda, com poucos cliques o processo gera todos os drafts, preparados para validação e aprovação para registro e finalização.
Este módulo funciona integrado ao Conexos Cloud e também a outros do mercado, dos quais importamos os pedidos de venda e atuamos em todo o fluxo do processo para garantir um resultado dinâmico e eficiente.
Principais características do módulo:
- Cadastro de processos.
- Booking.
- Certificado de Origem.
- Conhecimento de transporte e monitoramento de embarque.
- Demonstrativo do resultado da operação.
- Emissão de notas fiscais de remessa.
- Exportação temporária.
- Follow-up e checkpoint de processos.
- Integração com o Portal Siscomex para exportação (registro) e importação (consulta) de DU-E.
- Invoice de mercadoria e serviço.
- Memorando.
- Packing list.
- Relatórios de controle e prestação de contas com arquivamento digital no Conexos Cloud (GED).
Mais facilidade e segurança para os seus processos de Exportação
A Conexos está sempre em busca de soluções para melhorar e atender os processos de comércio exterior. No módulo Comércio Exterior – Exportação, os profissionais da área terão o suporte necessário para desenvolver suas atividades de forma segura e rápida.
Conheça nosso passo-a-passo do Plano Secreto de Exportação e entenda como nossas ferramentas irão solucionar problemas e agilizar todas as etapas das operações da sua empresa.
Nossos robôs proporcionam gerenciamento completo dos documentos de exportação, além de total controle financeiro, de comissões, embarques, pagamentos e recebimentos. Assim, oferecemos tecnologia e agilidade a empresas exportadoras e a toda a cadeia de prestadores de serviços que atuam na assessoria desse tipo de processo. Quer saber mais? Entre em contato conosco!
Por favor,entrem em contato comigo pelo telefone 27 99973 4872
Olá Marlon, boa tarde!
Obrigado pelo contato!
Caso tenha interesse em algum de nosso processos, você pode solicitar um agendamento de demonstração pelo site!
https://material.conexos.com.br/agendar-demonstracao