Skip to main content
0
(0)

Na primeira entrevista da nossa Trilha Realidade dos Portos Brasileiros, você poderá entender melhor a complexidade do Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina, administrado pela Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).

Serão abordados assuntos como a grande preocupação com questões ambientais, o compromisso rigoroso com obras de manutenção, readequação e melhorias para a estrutura do porto, a realidade dos serviços portuários desempenhados e uma visão do que estar por vir nos próximos anos.

Quem nos contou tudo isso foi a própria Codesp. Confira!

Porto de Santos
Porto de Santos

Preocupação com questões ambientais

Sérgio – Como tem sido tratada a questão ambiental dentro do Porto de Santos?

Codesp – Um dos nossos maiores compromissos é assegurar a melhor alternativa em serviços portuários, com a garantia de preservação do meio ambiente, melhorando, continuamente, o nosso desempenho nessa área. Para isso instituímos a Política Ambiental da Codesp, que completou o seu primeiro ano de existência. Desde então, desenvolvemos diversas atividades alinhadas ao nosso compromisso de assegurar a melhor alternativa em serviços portuários, com a garantia de preservação do meio ambiente, melhorando, continuamente, o nosso desempenho nessa área.

Sérgio – Pode nos contar algum exemplo dessas atividades?

Codesp – Dentre essas ações podemos destacar a vinculação do Setor diretamente a esta presidência, enfatizando a importância que damos à preservação ambiental e à qualidade de vida dos cidadãos da Baixada Santista. Nossa meta, agora, é obter a certificação internacional ISO 14001:2015, que representa a excelência no sistema de gestão ambiental. Ao longo dos próximos meses estaremos empenhados em atender a todas as etapas definidas no plano de ação, que envolverá melhorias nos processos de gerenciamento de efluentes, emissões atmosféricas, resíduos sólidos, produtos químicos, entre outros.

Sérgio – E até quando pretendem cumprir essas melhorias?

Codesp – Temos como meta a solução de todos os aspectos ambientais da empresa até 2018, com a implantação de controles para os impactos ambientais e a conscientização de todos os colaboradores, para que em 2019 possamos ser auditados e certificados na ISO 14001:2015.

Sérgio – E o que fizeram a respeito até o momento?

Codesp – Já fizemos muito, como a criação do Instrumento Normativo de Gestão Ambiental, que permeia todos os setores da empresa, bem como a instalação de painéis com a Política Ambiental em todos os edifícios da empresa, para garantir sua ampla difusão. Já definimos, também, as metas ambientais para o ano de 2017, realizamos auditoria ambiental portuária exigida pela Resolução Conama 306/2002 e formamos 19 auditores ambientais na Companhia. Além disso, desenvolvemos planos de ação para regularização dos principais aspectos ambientais da Codesp.

Capacidade, projetos de investimento e melhorias do complexo portuário

Sérgio – Qual é a atual infraestrutura do complexo portuário?

Codesp – O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e responde pela movimentação de quase um terço das trocas comerciais brasileiras. Sua área útil totaliza 7,8 milhões de metros quadrados e seu canal de navegação, com profundidade de 15 metros e largura de 220 metros (trecho mais estreito). Possui 55 terminais marítimos e retroportuários, localizados em duas margens, uma no município de Santos (direita) e outra no de Guarujá (esquerda). Para atracação de navios conta com uma extensão de cais de quase 16 quilômetros, que contempla 66 berços de atracação, dos quais 11 de uso privado (Cutrale, Dow Química, Embraport, Tiplan, Usiminas e Saipem).

Para armazenamento de granéis líquidos conta com uma capacidade estática de, aproximadamente, 700 mil m³ e para granéis sólidos, instalações para acondicionar mais de 2,5 milhões de toneladas.  O Porto inclui na pauta de suas principais cargas o açúcar, o complexo soja, cargas conteinerizadas, café, milho, trigo, sal, polpa cítrica, suco de laranja, papel, automóveis, álcool e outros granéis líquidos. Movimenta cargas de todos os estados brasileiros e é o maior exportador de açúcar e suco de laranja do mundo.

Sérgio – A Codesp planeja fazer obras para o desenvolvimento estrutural do porto?

Codesp – As mais recentes ações coordenadas pela Codesp e direcionadas à infraestrutura portuária  foram o início das obras e serviços de readequação da Avenida Perimetral da margem direita, no trecho entre o canal 4 e a Ponta da Praia, a conclusão das obras de reforma e recuperação dos píeres, ponte de acesso e tubovias do Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa (Tegla), e a entrega de mais 260 metros do novo cais de Outeirinhos, além do permanente esforço para manutenção das profundidades de berços de atracação, com a garantia de continuidade dos serviços de dragagem no canal de acesso, bacias de evolução e acessos aos berços em todos os trechos do canal de navegação, da entrada da barra até o Tegla.

Sérgio – Vocês possuem alguma expectativa sobre estas obras?

Codesp – A expectativa para este ano é de manutenção do calado operacional do Porto de 13,20 metros ou alcançar profundidade superior, de aprovação do projeto executivo revisado da Avenida Perimetral em Guarujá – Segunda Fase, bem como de desenvolvimento do  projeto funcional de acesso rodoviário na região do Valongo, garantindo ao Porto uma segunda entrada.

Volume e movimentação de cargas

Sérgio – E como anda o fluxo de navios neste ano?

Codesp – Com base nos 7 primeiros meses deste ano, o Porto de Santos recebeu uma média mensal de 399 navios. O maior navio que já operou no Porto de Santos media 340 metros de comprimento (navio Hyundai Loyalt).

Sérgio – Quais são os principais produtos que o Porto de Santos movimenta?

Codesp – Dentro do período que se estende de janeiro a julho deste ano, no Porto de Santos, foram movimentadas 73.097.632 toneladas dos mais variados tipos de carga.

Nas tabelas abaixo estão os principais volumes referentes a exportação e importação (em toneladas).

Principais produtos exportação - Porto de Santos.
Dados em toneladas. As informações são referentes ao período que se estende de janeiro a julho de 2017, Codesp.
Principais produtos importação - Porto de Santos.

Visão sobre o futuro portuário brasileiro

Sérgio – E o que a Codesp pensa do futuro portuário brasileiro?

Codesp – Além da disponibilização da infraestrutura necessária ao bom funcionamento dos portos brasileiros, através de investimentos públicos e privados, há necessidade de modernizar suas gestões, promovendo um salto de qualidade em todo o setor portuário nacional, colocando as administrações das companhias docas em um novo patamar de competitividade e eficiência.

No âmbito da Codesp, o projeto de modernização de sua gestão já está em implantação, com ações já concluídas e outras em estágio de conclusão. O projeto visa transformá-la em uma empresa com processos mais dinâmicos, tendo como foco a eficiência do porto.

A Conexos agradece pela entrevista prestada pela Codesp e também por informações tão importantes que foram disponibilizadas, as quais permitem insights poderosos sobre a atual conjuntura dos portos brasileiros.

E você? Gostou da nossa primeira entrevista da Trilha Realidade dos Portos Brasileiros? Se ainda não estiver inscrito em nossa trilha, não perca a oportunidade:

[cta id=”974″ vid=”1″]

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.