Na era digital, cheia de flexibilidade e transparência, há grande demanda pela agilidade na entrega de informações. É por essa necessidade que você já deve ter pensado em realizar uma integração sistêmica, seja com seu cliente, parceiro ou fornecedor.
Além de ser uma forma de aumentar o sucesso em transações já existente em sua empresa, ela também pode funcionar como uma forma de potencializar a capacidade competitiva do seu negócio.
Se tem interesse no assunto, neste artigo você vai poder entender os prós e contras que as comunicações entre sistemas podem oferecer. Confira!
Etapas bem pensadas
De forma rasa, realizar uma integração sistêmica pode parecer simples e fácil. Isso gera a falsa aparência de que o processo não requer muitos esforços ou não possui a possibilidade de gerar consequências ruins.
Por isso cada etapa do processo deve ser estudada de forma massiva, a fim de realizar uma integração segura. Uma das formas de garantir a segurança do procedimento é mapeando muito bem alguns pontos.
Onde, quando e como?
Faça uma análise prévia de custos e cronograma: o que deve ser integrado; quais informações serão trocadas; quem se envolverá no envio e recebimento dos dados; através de que programação essa integração será feita; que custos finais você terá; tempo viável para projetar a integração sistêmica; entre outros.
UFA! Esses são apenas alguns exemplos dentre centenas que existem.
Durante o andamento do projeto, você ainda sentirá novas necessidades extras ao planejamento inicial. Não desconsidera inseri-las na estratégia, caso sejam relevantes para seus negócios.
Também é necessária a realização de testes após a conclusão do projeto e, é claro, escolher bem seus sistemas que serão integrados.
Prós e contras da integração sistêmica
Quando se trata de projetos nesse nível de complexidade, alguns cuidados devem ser tomados com possíveis pontos negativos. Esses podem chegar a atrapalhar possíveis negócios com seus clientes.
A seguir você pode conferir uma relação de prós e contras que existe dentro da integração sistêmica:
Pontos positivos:
- A comunicação com seu cliente/fornecedor se torna mais ágil;
- Redução de falhas humanas na troca de arquivos e documentações;
- Baixa no índice de retrabalho dos colaborados;
- Ganho de produtividade geral ao longo dos processos;
- O acesso a informações de colaboradores externos à empresa se torna melhor e mais eficiente.
Possíveis pontos negativos:
- Pode haver envio excessivo de informações aos respectivos destinos finais;
- Por falta de atenção algum documento sigiloso pode ser enviado a destinatários não interessantes;
- Existe a possibilidade de dificuldades na conexão atrasarem o processo, exemplo: uma internet lenta pode se tornar um problema a respeito desse ponto.
Outro ponto que merece cuidado é a robotização na comunicação. É óbvio que quando se trata da integração sistêmica e de automações o que vem à cabeça é o mínimo de interferência humana possível. Contudo é muito importante estar atento ao toque pessoal que suas mensagens devem manter mesmo nesse contexto. O contato personalizado ao tratar um cliente, ou mesmo um fornecedor, pode decidir a direção que o fechamento de um contrato vai seguir.
Em suma, se todos os pontos do projeto da integração forem bem estudados e desenvolvidos, esses prejuízos dificilmente aparecerão. Além disso, ganhos operacionais irão existir, ganhos financeiros e possível aumento na carteira de clientes, fora a fidelização dos atuais, afinal toda empresa busca por soluções que inspirem confiança!
Gostou do artigo? Siga nossa página do LinkedIn para acompanhar nossos novos conteúdos diários!