Conhecer as taxas e sobretaxas de frete marítimo é muito importante para quem trabalha na área de logística e comércio exterior. Elas representam valores que compõe o custo total do transporte de carga no modal em questão.
Se o assunto é de seu interesse, então continue a leitura deste post e saiba o que são tais itens, bem como alguns dos principais deles. Vamos em frente!
Fatores no cálculo do valor do frete marítimo
Um dos modais de transportes possíveis em uma operação de importação é o marítimo. O transporte de cargas por meio de navios é realizado para diversos tipos de cargas, em variados volumes e dimensões.
Para a contratação do frete marítimo é importante saber o que isso significa, como funciona, quais são as taxas envolvidas e quando essa é a melhor opção.
O frete marítimo é pago sempre que o importador opta por transportar suas mercadorias em navios. Existem diversas empresas de transportes atuando nesse segmento, sendo fundamental fazer cotações para encontrar os melhores preços e condições.
São diversos os tipos de frete, incluindo o frete marítimo para importação FCL (container fechado vindo de um outro país para o Brasil) e o frete marítimo para importação LCL (carga que ocupa parte de um container vindo de outro país para o Brasil).
Já as empresas de frete marítimo se diferenciam entre si em razão não apenas do preço praticado, como também dos prazos, do atendimento ao cliente e da qualidade nas entregas – o que se mede pela reputação da companhia.
O valor básico do frete marítimo leva em consideração o volume ou o peso do produto transportado. Porém, existem ainda outros valores que são acrescidos — os quais visam cobrir os mais variados itens de custo —, e que são classificados como:
- taxa: corresponde a um percentual aplicado sobre a carga (volume, peso, preço, grau de periculosidade etc.);
- sobretaxa: equivale a uma percentagem relacionadas às despesas da navegação (combustível, porto, rota perigosa etc.).
Existem vários tipos de taxas e sobretaxas, muitas delas incidentes em qualquer operação de transporte marítimo, outras específicas de determinadas transações ou de produtos específicos.
Principais taxas e sobretaxas de frete marítimo
Confira a seguir algumas das principais taxas e sobretaxas de frete marítimo que são adicionadas ao frete básico no modal:
Taxa sobre volume pesado
Incide sobre a carga que apresenta excesso de peso, ou que necessite de equipamento ou mão de obra especializada na sua movimentação no navio. É cobrada tanto no embarque como no desembarque.
Taxa para volume de grande dimensão
Se o volume do produto ultrapassar 12 metros incidirá essa taxa, qualquer que seja seu peso.
Taxa mínima
Refere-se ao menor valor que entrará no custo do frete marítimo. Está relacionado a volumes pequenos (inferiores a 1 tonelada ou 1 metro cúbico).
Sobretaxa de combustível
Trata-se de um valor para cobrir a despesa com o combustível que será utilizado na viagem.
Taxa adicional de porto
É cobrada quando há a necessidade de embarcar ou desembarcar a carga em um porto secundário ou fora de rota.
Taxa de prosseguimento
Ocorre quando surge mais um transportador envolvido na locomoção da carga, a qual precisará prosseguir por via terrestre ou outra via marítima até seu destino.
Sobretaxa por congestionamento
Esse valor é cobrado nos portos que têm uma movimentação muito intensa, fazendo com que o navio demore a atracar (pense no Porto de Santos, por exemplo).
Taxa de seguro
Incide sobre o frete e tem por objetivo garantir que as mercadorias cheguem a seu destino com segurança e em perfeito estado.
Convém lembrar que esses valores contribuem para onerar (aumentar) o custo das mercadorias importadas e exportadas, as quais já sofrem o pesado ônus das tarifas alfandegárias (tributos).
Como dissemos, são muitas as taxas e sobretaxas de frete marítimo. Assim, com as que elencamos até aqui você já consegue ter uma ideia das principais delas. Lembre-se que é muito importante aprofundar o conhecimento sobre o tema como uma forma de melhorar seu próprio potencial.