Muitos gestores encontram, dentro de suas empresas, uma resistência grande à inovação em processos e adoção de novas tecnologias. Esse receio está ligado, principalmente, à pouca confiança em sistemas automatizados e ao medo de que se perca a qualidade de processos feitos manualmente. Reduzir falhas humanas é uma tarefa árdua que, embora prograda por seres humanos, é realizada por máquinas.
Sim, chegamos à era da Inteligência Artificial, dos Robôs, do Aprendizado de Máquina.
Os softwares estão ficando cada dia mais avançados, mais completos, e se fazem já completamente indispensáveis para qualquer negócio, especialmente os do Comércio Exterior.
Se este é o seu caso, você veio ao lugar certo! Vamos conversar sobre como essa é uma concepção errada e explicar como reduzir falhas humanas por meio da inovação. Assim, você poderá passar o conhecimento a diante!
Automatização para reduzir falhas humanas
Um grande erro de empresas com operações mais complexas, muitos processos e logística robusta é imaginar a tecnologia apenas como uma substituta do trabalho de pessoas.
O primeiro passo para mudar essa ideia e abraçar novas técnicas é entendê-la como uma aliada para estender a capacidade humana. Principalmente em tarefas repetitivas e manuais, onde fica fácil perder a concentração, é muito grande o número de falhas que resultam em desperdício de tempo e dinheiro.
Sistemas tecnológicos, por sua vez, podem ser usados para minimizar essas falhas, principalmente por meio de coleta de dados, análise, checagem e redundância. E ter uma operação enxuta e confiável é a plataforma ideal para o crescimento e para conquistar novos clientes — entregando preços e prazos mais atrativos.
A capacitação profissional aumenta a produtividade
A redução de falhas humanas também é um processo importante para o crescimento estratégico de seus profissionais. O trabalhador continua sendo peça integrante do processo, e quanto mais capacitado ele for, maior o ganho em produtividade e economia.
Assim, adotar novas tecnologias é um incentivo à capacitação e um investimento. A empresa aumenta o valor da sua equipe e consegue entregar um serviço melhor com um gasto muito pequeno.
O monitoramento é uma chave estratégica
Sistemas automatizados reduzem as falhas humanas principalmente por meio de monitoramento e, como consequência, otimizam toda a operação da empresa.
Contudo, para reduzir, não basta apenas educar. É preciso identificar e analisar os erros e entender por que eles estão acontecendo, principalmente em operações de alto risco. Existem tecnologias no mercado feitas para esse tipo de controle, que melhoram em muito a qualidade do serviço prestado por funcionários e colaboradores.
O ser humano gerencia a tecnologia
Profissionais capacitados, ambientados com novas tecnologias e com uma visão geral do seu próprio desempenho: esse é o caminho para não apenas reduzir as falhas, mas também aumentar a produtividade, evitar desperdícios e crescer sem grandes investimentos.
As inovações tecnológicas não vão trocar pessoas confiáveis por sistemas complexos, mas sim vão tirar do funcionário o medo de errar e dar a ele mais ferramentas para desempenhar bem o seu trabalho.
Portanto, na hora de planejar ou vender a ideia de novos processos para a diretoria, tenha essas ideias em mente. Saber como reduzir falhas humanas não é o suficiente, é apenas o primeiro passo para ter uma empresa mais produtiva, sem desperdícios e eficiente em toda sua operação.
Tecnologia no Comércio Exterior
Evitar falhas humanas no comércio exterior é um ponto muito importante a ser observado por quem trabalha neste meio. Afinal, em geral, operações de comércio exterior envolvem muitas e importantes variáveis, incluindo o câmbio e os riscos cambiais, a logística que envolve diversos órgãos e entidades, a anuência de órgãos públicos…
Dada a complexidade das operações deste mercado, é fundamental investir em tecnologias que possam facilitar o desenvolvimento das operações, especialmente por estas envolverem tantas variantes.
Por isto mesmo, o Conexos Cloud, por exemplo, enquanto software de gestão empresarial com foco no comércio exterior, é um sistema pensado especialmente para evitar falhas humanas e, principalmente, garantir a segurança necessária aos dados do seu negócio.