Se você está em processo de contratação de um ERP, talvez analisar o suporte técnico das concorrentes não tenha sido nenhuma prioridade até o momento. Porém, essa é uma parte essencial do serviço e precisa ser averiguada com atenção, afinal depois do processo de implantação, quem vai resolver os possíveis problemas que surgirem será o suporte.
Muitas empresas têm a desagradável surpresa de se deparar com um suporte muito mal preparado depois que contratam um ERP e isso acaba prejudicando muito o desenvolvimento da empresa, visto que o sistema de gestão é parte fundamental de grande parte dos processos da empresa.
O suporte de ERP deve ser muito além do que um SAC para tirar dúvidas, e sim aquele que vai garantir o pleno funcionamento do sistema de acordo com o feedback dos usuários, por isso é uma parte essencial do serviço como um todo. Quer entender por completo qual a importância do suporte técnico quando você contrata um sistema ERP? Preparamos um artigo que vai esclarecer todas as suas dúvidas.
Qual o papel do Suporte Técnico?
Quando se pensa em suporte, é fácil vir à mente uma fila de atendente de telefone que vai fazer o primeiro contato, aquele que vai resolver os problemas mais simples que você possa ter. No caso do Suporte Técnico, esses têm um conhecimento mais aprofundado no assunto.
O papel do suporte técnico é resolver os problemas mais complexos que você venha a ter. Estar sempre a disposição do cliente quando for necessário e buscar resolver os problemas de maneira ágil e eficaz.
Com isso o Suporte Técnico é um grande diferencial para uma empresa de software ERP, visto que, é indispensável que o sistema funcione de forma contínua e que as possíveis paradas e bugs sejam resolvidas o mais rápido possível.
Como um suporte ruim pode prejudicar a sua empresa?
Imagine que seu software parou de funcionar e toda a sua empresa, que depende dele também, tem que parar por conta disso. A primeira coisa que você irá fazer é contactar o suporte técnico, certo?
É muito importante que o seu problema seja resolvido rapidamente. para que isso impacte o menos possível na produtividade e desempenho das equipes e na organização no geral.
Para isso contar com um suporte técnico bem alinhado e disponível é indispensável, caso contrário, se for preciso lidar com um suporte ruim, que não te atende da maneira esperada, isso acarretará em uma série de complicações, como a diminuição da produtividade e impacto negativo nos processos, que por consequência causam a perda de clientes e receitas.
Fique atento a qualidade do suporte do ERP que você está contratando.
Antes que assinar o contrato, conheça o suporte do sistema ERP que você está contratando. Aqui segue uma lista de pontos para você observar e ter em mente nesse momento:
- Fique atento se os profissionais que ali atuam, estão devidamente capacitados e certificados para atuar na área.
- Examine quais canais de atendimento você terá com o Suporte: Chat, E-mail, Tíquete interno, Telefone.
- O suporte precisa ser flexível, nem todas as empresas irão sofrer com os mesmos problemas por isso é importante saber se o suporte poderá fazer um atendimento personalizado.
- Possibilidade de ter um atendimento presencial, quando necessário.
- Verifique se você terá contato direto com o suporte. Normalmente os melhores suportes disponibilizam uma linha de contato direto para o cliente.
- Observe o horário que o suporte atende, se condiz com o funcionamento da sua empresa.
- Ficar atento para se os prazos de atendimentos que são estabelecidos, são atendidos.
Principais benefícios do Suporte para as empresas:
- Agilidade da resolução dos problemas
Um bom suporte vai ser implacável ao resolver seu problema, de acordo com o nível de dificuldade. Eles vão se empenhar ao máximo para resolver seus problemas com a maior rapidez possível.
- Otimização de tempo
Nenhum sistema de gestão está livre de erros ou falhas e quando isso acontece, pode acontecer uma perda de tempo muito grande. Por isso um suporte técnico de excelência, e que resolve rapidamente seus problemas pode otimizar e muito o seu tempo e de seus colaboradores.
- Confiabilidade no sistema
Principalmente no início das operações de um novo ERP, a equipe que irá utilizá-lo pode ter um pouco de dificuldade quanto ao uso. Por isso contar com um suporte mais presente e disponível é muito importante e aumentará a confiabilidade no novo sistema e diminuir o nível de rejeição.
- Aumento de produtividade
Com um bom suporte o nível de incidência de problemas irá diminuir consideravelmente, com isso a equipe conseguirá trabalhar com maior facilidade e consequentemente ser mais produtiva.
- Respostas mais claras e objetivas
Muitas vezes a grande dificuldade que usuários encontram é a complexidade da resolução dos problemas, por isso é importante que o suporte entenda e esclareça o máximo possível às dúvidas. Um suporte técnico ideal irá ser claro e objetivo nas suas respostas e resoluções.
Conseguiu enxergar a importância do suporte técnico e como ele é parte importantíssima para se considerar na contratação de um sistema? Agora que você está a parte de tudo que precisa saber para ter um suporte inteligente e bem preparado, conheça a Conexos, estamos de portas abertas para que você possa conhecer o nossa equipe de suporte.