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Em tempos de acelerada transformação digital e agenda ESG, o supply chain no Comércio Exterior encontra-se em meio a diversos desafios, mas também de oportunidades.

A cadeia de suprimentos é uma área estratégica das empresas, indo muito além da logística internacional.

Nesse sentido, superar os desafios exige uma combinação de fatores, tais como integração dos setores, investimentos em tecnologia e construção de processos eficientes.

Quer entender como superar os desafios de supply chain no Comércio Exterior? Continue lendo e saiba mais!

O que é Supply Chain no comércio internacional

supply chain no comércio exterior o que é

Supply Chain Management (SCM) ou Gestão da Cadeia de Suprimentos é uma área estratégica da empresa. O SCM é responsável por todos os processos em que o produto passa, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega final ao consumidor.

Assim, é uma área bastante ampla. Com tantas responsabilidades, seus desafios também são inúmeros.

Nesse sentido, dentro da cadeia de suprimentos podemos destacar a seguintes atividades:

  • Detecção, seleção e negociação com fornecedores;
  • Compra de matéria-prima;
  • Desenvolvimento e fabricação dos produtos;
  • Transporte das matérias-primas e do estoque acabado;
  • Gerenciamento dos recursos;
  • Coordenação entre fornecedores, distribuidores e clientes;
  • Estabelecimento e manutenção de canais de comunicação efetivos com todas as partes envolvidas.

Diferença entre cadeia de suprimentos e logística

É comum que as pessoas usem supply chain no Comércio Exterior como sinônimo de logística. Na verdade, essas áreas se complementam em certos momentos, mas o SCM atua de maneira mais ampla e estratégica.

Isso porque o supply chain representa o processo de planejar, executar e acompanhar todo o encadeamento dos processos produtivos. Enquanto isso, a logística foca seus esforços na movimentação das mercadorias e de toda a documentação desses trâmites.

Assim, a logística visa garantir os meios para que a mercadoria chegue ao seu destino com o menor custo, no menor tempo e com segurança.

Dentro da logística podemos encontrar processos como:

  • Embalagem;
  • Armazenagem;
  • Transporte;
  • Rastreio;
  • Gestão de riscos;
  • Carga;
  • Descarga.

Os desafios do Supply Chain para uma gestão eficiente

A gestão de cadeia de suprimentos é uma constante dança com os riscos e desafios. O Supply Chain no Comércio Exterior possui ainda mais barreiras a serem superadas.

Afinal, quando estamos lidando com dois ou mais países, temos que lidar com toda a complexidade de cada um. Isso porque cada país tem sua legislação, infraestrutura e burocracias para o desembaraço das cargas.

Em seus desafios diários, um profissional de cadeia de suprimentos precisa lidar com barreiras como:

  • Burocracia excessiva;
  • Diferenças legislativas e tributárias;
  • Escassez de mão de obra;
  • Previsão inteligente;
  • Sustentabilidade.

Burocracia excessiva

A burocracia excessiva das diferentes regulamentações são grandes entraves para o supply chain no Comércio Exterior. São diferentes licenças, procedimentos, documentos a serem registrados, prazos a serem cumpridos, taxas a serem pagas… 

Tudo isso transforma a operação de gestão da cadeia de suprimentos uma atividade extremamente complexa, exigindo um ótimo planejamento e controles para se ter sucesso.

Diferenças legislativas e tributárias

O supply chain no Comércio Exterior precisa lidar com as diferentes legislações e sistemas tributários. Cada país possui seus próprios sistemas e mecanismos, o que costuma travar o despacho aduaneiro.

Apesar de existirem blocos econômicos e acordos de comércio internacional, as burocracias ainda são um grande empecilho para a cadeia de suprimentos.

Burocracias podem não ter um custo direto atrelado, como taxas e tarifas. Entretanto, cada burocracia exige investimentos em sistemas e pessoas para garantir a adequação.

Falta de investimentos na infraestrutura

No Brasil, notório pela sua infraestrutura precária, é um enorme desafio para o escoamento da produção do país. Por exemplo, no Rio de Janeiro são registrados, em média, 23 roubos de cargas por dia — ou seja, aumenta-se os custos e o preço final dos produtos.

Ainda mais, nosso país é extremamente dependente do transporte rodoviário. Entretanto, possui sua malha rodoviária com as piores condições possíveis.

Tal insegurança e precariedade das estradas e pontos de distribuição aumentam o tempo necessário para uma viagem, prêmios das apólices de seguros, gastos com manutenção e combustível. Aliás, mais recentemente, soma-se ao desafio da infraestrutura o aumento nos combustíveis.

A escassez de mão de obra

A logística e, por consequência, o supply chain no Comércio Exterior sofre com a escassez de mão de obra qualificada. Até mesmo durante a pandemia, enquanto muitos negócios fechavam as portas, faziam demissões em massa ou layoffs, o setor de logística precisa de trabalhadores.

Nesse sentido, um dos grandes desafios é conseguir atrair e reter os talentos. Com isso, a integração entre recursos humanos e supply chain é tão fundamental para superar os desafios da cadeia de suprimentos.

Previsão inteligente

O supply chain no Comércio Exterior é um mar de incertezas. As mudanças no cenário econômico e político mundial são praticamente diárias, o que torna muito difícil acompanhá-las e se adaptar em tempo hábil.

Do mesmo modo, faltam dados para tomada de decisões melhores. Nesse momento, softwares de gestão são essenciais para aumentar a confiabilidade e permitir decisões baseadas em dados e análises avançadas.

Busca por processos mais sustentáveis

Cada vez mais em voga, a pauta sustentável, ou agenda ESG, traz inúmeros benefícios para as empresas, sociedade e planeta.

Contudo, atingir os objetivos e metas dos planos de sustentabilidade apresenta enormes desafios. Isso porque ainda não temos uma fonte de energia renovável tão eficaz quanto os combustíveis fósseis.

Além disso, alterar toda a cadeia de suprimentos para uma atuar de forma sustentável não é uma tarefa fácil, tampouco rápida. 

Uma boa gestão de supply chain exige a integração dos setores

Como visto, a gestão de cadeia de suprimentos não é uma área específica, na verdade, ela é bastante abrangente. Assim, é essencial que se estabeleça uma ótima integração entre os setores para que a cadeia de suprimentos flua com perfeição.

Nesse sentido, precisamos integrar:

  • Recursos humanos: é impossível fazer o supply chain no Comércio Exterior sem ter pessoas qualificadas e preparadas;
  • Estoque: essencial para a cadeia de suprimentos se manter em um fluxo constante, devendo estar integrado com todos os departamentos para garantir a eficiência e otimizar o capital investido;
  • Marketing: o marketing é fundamental para o sucesso das operações, uma vez que esse departamento gera a demanda pelos produtos e serviços;
  • Vendas: é essencial ter uma força de vendas bem treinada para conquistar os clientes, assim como para fazer o estoque rodar;
  • Contábil: a contabilidade é a linguagem dos negócios, ela é essencial para manter tudo organizado, além de manter a empresa em dia com suas obrigações fiscais e tributárias;
  • Compras: não podemos esquecer as compras, elemento fundamental para garantir uma margem de lucro maior e abastecer nosso estoque.

Com a integração dos setores, é possível trabalhar de forma harmônica e garantir o sucesso da operação. Para tanto, é crucial o uso de tecnologias em comum, evitando os silos de informações.

Dicas para uma boa gestão do supply chain no comércio exterior

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Uma boa gestão de supply chain no comércio exterior exige uma visão holística do negócio. Dessa forma, é fundamental prestar atenção aos aspectos de:

  • Produção: acompanhar as necessidades dos clientes, demanda de mercado e capacidade produtiva;
  • Fornecedores: avaliar qualidade dos insumos, localização, métodos de produção e compliance;
  • Estoque: manter o equilíbrio entre os níveis de estoque, usando a análise de dados para tomar decisões informadas e acompanhar o fluxo de entradas e saídas;
  • Transporte: segurança em primeiro lugar e foco na entrega no prazo combinado, sempre analisando quais o modal mais adequado para cada tipo de mercadoria;
  • Gestão centralizada das informações: tenha um único centro de gestão das informações, permitindo que toda organização possa trabalhar em conjunto e com dados atualizados, evitando silos de informações e erros por falta de dados corretos.

Além de observar todos esses aspectos para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos, investir na transformação digital do Comércio Exterior traz diversos benefícios para a gestão.

A importância da digitalização para a gestão eficiente da cadeia de suprimentos

Acelerada pela pandemia, a digitalização é uma necessidade. Empresas que fizeram investimentos em tecnologia conseguiram navegar pelas mudanças trazidas pelas crises.

Assim, um dos principais aliados do supply chain no Comércio Exterior são os softwares capazes de ler dados e gerar relatórios relevantes para cada momento no ciclo de planejamento.

Com ajuda dessas tecnologias, é possível:

  • Mapear todas as etapas da cadeia de suprimentos;
  • integrar e permitir a comunicação eficaz entre todos os departamentos da empresa;
  • Alinhar expectativas e objetivos com fornecedores;
  • Ter uma gestão pautada na análise de dados e em resultados tangíveis.

Atualmente, existem sistemas inteligentes capazes de utilizar o poder da Inteligência Artificial e robôs para automatizar grande parte das tarefas manuais. Assim, oferecendo um grande salto em produtividade, redução de custos e erros, mitigação de riscos e melhor visibilidade.

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