Você já deve ter lido ou escutado por aí algo sobre Trading Companies (ou Comercial Importadora).
O conceito deste tipo de empresa pode parecer simples em um primeiro momento.
Entretanto, torna-se um tanto desafiador à medida que a Trading Company vai agregando serviços de Comércio Exterior.
Portanto, neste artigo, veremos o que de fato uma empresa desse segmento faz e seu impacto nos processos e procedimentos aduaneiros, tributários, fiscais e comerciais.
Vamos lá?
O que são Trading Companies?
Partindo do pressuposto que Trading Company e Comercial Importadora (ou exportadora) são empresas similares, que possuem conceitos e requisitos diferentes, para ser prático e didático trataremos tudo aqui como Trading.
Esse tipo de empresa tem a finalidade de facilitar as operações de Importação e Exportação de seus clientes. Baseando-se em seu know-how de mercado, de procedimentos e de seu networking com os outros envolvidos em Comércio Exterior.
Dependendo do volume de processos, conseguem barganhar tabelas de armazenagem, por exemplo, e fechar negociações por um determinado período com agentes de carga e transportadoras.
Ela também pode oferecer uma gama de serviços, sejam eles internos (como o despacho aduaneiro), sejam eles terceirizados (como um setor de BPO financeiro/fiscal).
E não seria nada exagerado dizer aqui que as Trading Companies podem muito bem ser um setor de Comércio Exterior da sua empresa fora dela.
Quais serviços uma Trading Companies realizam?
Do sourcing (que é o ato de procurar e validar produtos e fabricantes no exterior) até o embarque, da chegada até a entrega no seu armazém, as Trading Companies podem prestar todo o tipo de serviço voltado ao Comércio Exterior.
E existem diversas vantagens em importar por uma Trading Company.
A lista de serviços é grande, então, destacamos aqui os cinco principais que toda Trading Company que se preze oferece aos seus clientes.
Sem mais delongas, vamos a eles:
Importação e Exportação
Pode parecer óbvio, mas nem tanto. As Trading Companies podem oferecer as duas modalidades e, dentro delas, as suas vertentes respectivas (como Conta e Ordem, Encomenda, Despacho Aduaneiro…). Aprofundando em seus vários caminhos, podemos falar dos regimes especiais (como o Drawback), e por aí vai.
Aqui também entra a compra e venda de produtos, suas negociações com fornecedores das próprias mercadorias, além de todo o cuidado com a cadeia logística.
E por que Importação e Exportação é um serviço? Bem, existem as Trading Companies que são apenas um meio para os fins, que são os próprios movimentos de entrada e saída de cargas, sem participar de fato do processo.
Benefícios Fiscais (TTDs)
Os benefícios fiscais são objetos que auxiliam a venda das Trading Companies para qualquer importador e são bem explorados para trazer negócios para dentro de empresas deste ramo.
Esses benefícios fiscais, cujos cenários são variados (isenção, redução, suspensão, etc.), são obtidos pelas Trading Companies em razão de seu volume financeiro, tempo de existência ou quaisquer outros requisitos impostos pelas Receitas (estadual e federal).
Apesar de haver uma certa confusão em misturar operações de Conta e Ordem e Encomenda com os benefícios fiscais, por exemplo, engana-se quem afirma que não existe ou que não valha a pena operar com Trading Companies sem benefício, afinal ter alguma vantagem por si só significa um algo a mais, e sua ausência não é algo impeditivo ou inviável. Junto com os TTDs (Tratamento Tributário Diferenciado), a Trading Company faz o compliance do processo em conjunto com a contabilidade e jurídico, garantindo a segurança das operações.
Gestão dos processos de uma Trading Company
As Trading Companies nos mais variados tipos de processo (importação, exportação, e dentro deles, conta e ordem, encomenda, despacho aduaneiro etc.), faz o que mercado chama de “gestão de processos”.
Essa gestão de processos abrange toda a conferência documental, o respaldo e análise crítica da equipe em garantir uma boa classificação fiscal dos produtos, montagem de descrições completas, contatos com o exportador, gestão de embarques junto ao agente de carga, liberações em portos, aeroportos, pontos de fronteira e terminais alfandegados, além do próprio despacho aduaneiro.
Assim como entra aqui também o controle e levantamento de custos do processo. Chamado muitas vezes de “numerário”, cujo documento informa por quanto a mercadoria chegará no Brasil, baseado nos valores da mercadoria, fretes, tributos e despesas aduaneiras.
Contratação de serviços
Por seu conhecimento de mercado, as Trading Companies podem muito bem saber o que contratar, como, quando e por quanto.
O seu poder de negociação é grande, uma vez que ela sabe como é o serviço dos fornecedores locais (transportadoras, agentes de carga, armazéns, corretoras de câmbio e de seguro, além dos terminais) e também sabe o quanto ele VALE, no sentido de que preço baixo nem sempre é bom, pois pode virar uma dor de cabeça se o quesito “qualidade do trabalho prestado” for ignorado. Modelos de gestão de contratados e prestadores de serviço não faltam: cotações com 3 a 5 fornecedores, divisão de processos em um número X de contratados, NPS (Net Promoter Score, uma espécie de medidor de qualidade) entre clientes e fornecedores.
Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior de uma Trading Company
Toda Trading Company que está no jogo precisa ser uma Consultoria e/ou Assessoria para os seus clientes.
Também é necessário que exista uma equipe multidisciplinar (e de fato há, na maioria esmagadora dos casos) que se, na pior das hipóteses, não souber a resposta ou solução na hora vai, no mínimo, ir atrás imediatamente de descobrir como “curar a dor” do cliente.
Assim como, até a Consultoria Empresarial, que abrange aspectos mais administrativos, é oferecida visando a redução de custos e/ou uma melhor desenvoltura nos processos de Comércio Exterior. No fim das contas, toda orientação, análise, recomendação e instrução acaba virando uma consultoria ou assessoria, mesmo que já embutida no preço de serviço da Trading Company.
Conclusão
Sobretudo, a Conexos sabe bem o que é gerir processos, prestar consultorias e contratar serviços.
Longe de sermos uma Trading Company, nós as ajudamos a manter o fluxo dos processos organizado, com praticidade e inovação, através da nossa plataforma Cloud.
Prático, moderno para a sua empresa, Conexos Cloud, um sistema de gestão empresarial que atende a todas as demandas operacionais e gerenciais de sua empresa.
Conexos Cloud: tudo que sua empresa precisa em apenas uma ferramenta! Agende uma demonstração e experimente a diferença!