As ferramentas de pesquisa de mercado são importantes para nortear os empreendedores brasileiros dentro do seu ramo de negócios e também para quem trabalha com importações e exportações. Os gestores de comércio exterior têm as mesmas dúvidas de quem tem um negócio local, no entanto, muitas vezes é difícil encontrar informações precisas sobre concorrentes ou produtos similares de outros países.
É nesse momento que as ferramentas de pesquisa podem ajudar. Gratuitas ou pagas, essas plataformas podem trazer informações imprescindíveis para planejar uma estratégia de negócio e melhorar os resultados da empresa.
Por isso, neste artigo vamos apresentar cinco ferramentas de pesquisa de mercado internacional que você pode usar para conseguir mais informações sobre o seu setor de atuação.
Conheça as principais ferramentas de pesquisa de mercado internacional
1. AliceWeb
Hospedado no site da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, o AliceWeb oferece informações e números das exportações brasileiras. Os dados da plataforma têm como base o Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) e são atualizados mensalmente.
Para consultar é preciso fazer um cadastro, mas é totalmente gratuito. As categorias são organizadas com base nos códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). É só inserir o código e determinar o período.
2. BrasilGlobalNet
Outra ferramenta de pesquisa de mercado internacional gratuita é a BrasilGlobalNet. Ela foi criada com o intuito de oferecer apoio para empresas que pretendem expandir os negócios para o exterior, além de facilitar o contato entre o exportador e o importador.
Com a BrasilGlobalNet você pode pesquisar oportunidades comerciais, opções de investimento, além de possibilidades de transferência de tecnologia. Outra vantagem da ferramenta é que ela também visa a capacitação dos empresários do setor, já que oferece diversos dados sobre mercados e países específicos.
Dessa forma, você pode checar os países que importam os seus produtos e que podem se tornar clientes em potencial. Ademais, você pode traçar um mapa da sua concorrência — informação extremamente valiosa!
Os dados são da International Trade Center (ITC) e como na ferramenta AliceWeb, é exigido um cadastro para acessar às informações. A classificação utilizada é a do Sistema Harmonizado (SH), correspondendo aos primeiros seis dígitos da NCM de cada produto.
3. Software de gestão ERP
Além de automatizar a gestão e organizar os fluxos e processos de uma empresa, o software ERP também pode ser usado para monitorar informações de mercado nacional ou internacional. Com isso, a empresa ganha vantagens competitivas ao receber alertas configurados de acordo com a sua necessidade.
O software ERP apresenta várias outras vantagens que podem ajudar sua empresa a crescer e se diferenciar da concorrência, uma vez que esse sistema permite a integração de setores, a minimização de erros, além de ajudar no acompanhamento dos indicadores da empresa.
4. BizStats
A ferramenta gratuita traz informações financeiras e estatísticas de diversos setores do mercado. No BizStats você tem acesso à lucratividade das empresas, análises de risco e relatórios financeiros, por exemplo.
O ideal é levantar informações de organizações relevantes para o seu segmento e que ajudem na tomada de decisão.
5. Google Trends
O Google Trends não é exatamente uma das ferramentas de pesquisa de mercado, mas pode ajudar na fase inicial do levantamento de informações. Ele mostra as buscas feitas por usuários na internet e oferece, por exemplo, dados sobre a segmentação regional dos seus clientes.
Lembre-se que independente das ferramentas de pesquisa que você utiliza, ela só será útil se houver um planejamento prévio e se a consulta for realizada da forma correta. Portanto, é importante definir qual dado é relevante para o seu negócio e direcionar as pesquisas corretamente.
Gostou do artigo? Se você quer receber mais conteúdos como esse no seu e-mail, assine nossa newsletter agora mesmo aqui no blog.