Skip to main content
4.5
(2)

Nos últimos cinco anos (2019 a 2023), o crescimento das exportações brasileiras para os Estados Unidos tem sido expressivo em todas as regiões do país. O Centro-Oeste lidera esse avanço, com uma taxa de crescimento de 40,4%, seguido pelas regiões Sul (22,4%), Sudeste (22,1%), Nordeste (21,3%) e Norte (9,5%).

Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC, destacou durante a apresentação de um estudo que “os EUA continuam sendo o maior mercado para produtos brasileiros de alta tecnologia”. Itens como aeronaves, motores, equipamentos de telecomunicação, medicamentos e dispositivos médicos estão entre os principais produtos exportados nesse segmento.

Prazeres também ressaltou a importância desse mercado em um momento em que o Brasil, sob a liderança do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, busca fortalecer sua indústria nacional e ampliar a participação de manufaturados brasileiros no mercado global.

Abrão Neto, CEO da Amcham, enfatizou que o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e EUA deve ser uma prioridade na agenda externa do país, com suporte substancial do setor empresarial. Segundo ele, “essa parceria tem grande potencial para impulsionar o crescimento econômico do Brasil, promovendo maior participação da indústria no comércio exterior e no PIB, além de incentivar inovação e tecnologia, gerando empregos qualificados e bem remunerados”.

O estudo destaca a crescente relevância dos Estados Unidos como parceiro comercial do Brasil, especialmente nas exportações de alta tecnologia e na promoção da igualdade de gênero no mercado de trabalho. Com o respaldo do setor empresarial e a condução estratégica do governo, a relação bilateral entre Brasil e EUA tende a se intensificar, trazendo importantes benefícios econômicos e sociais para ambos os países.

➡️Confira a matéria na íntegra no Portal do GOV

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Larissa Alves Borges

Larissa Alves Borges

Redatora Publicitária com graduação em Comunicação Social, Comércio Exterior e Letras. Pós-graduada em Marketing Digital, Direito Tributário e Gestão Pública.