Uma das principais tendências para o futuro do comércio exterior brasileiro começou a ser executada em 2017 com a implantação do DU-E (Declaração Única de Exportação). Para 2018, estão previstas novas mudanças no setor, agora com o DUIMP, o Novo Processo de Importação no Brasil. Confira abaixo uma enriquecedora entrevista sobre comércio exterior realizada pelo Comexblog!
A perspectiva para o futuro do comércio exterior brasileiro
Os empresários do comércio exterior brasileiro trabalham para diminuir a burocracia desde a reabertura comercial no começo dos anos 90. Somos a nona economia mundial, mas historicamente nunca chegamos a 20% de participação no PIB com os negócios externos.
E a consolidação destas mudanças já estão em curso com a implementação de diversas plataformas tecnológicas, seja na importação ou na exportação, e o redesenho dos fluxos operacionais em toda a cadeia operacional, nunca vista em anos anteriores.
E para conversar sobre estas mudanças, o Comexblog trouxe o especialista em comércio exterior e tecnologia da informação, Claudenir Scalzer, para uma entrevista sobre o futuro do comércio exterior e dos negócios de importação e exportação no Brasil.
Sobre Claudenir Scalzer e a Conexos
Claudenir Scalzer é CEO na CONEXOS Consultoria e Sistemas Ltda, empresa sediada em Vitória/ES. É formado em Direito e Contabilidade, e possui mais de 20 anos de experiência em comércio exterior e sistemas.
A CONEXOS é especializada no desenvolvimento de softwares integrados, voltados à gestão empresarial para áreas de Comércio Exterior, Distribuição Atacadista e Prestadores de Serviços.
Depois de assistir essa inteligente entrevista sobre o futuro comércio exterior nos diga o que você achou e, se gostou, deixe o seu comentário e compartilhe nas redes sociais!
Quer estar sempre antenado sobre as notícias de comércio exterior, logística e despacho aduaneiro? Cadastre-se na nossa Newsletter!