Em evento da Apex em São Paulo, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou o potencial do novo portal voltado para investidores externos, que deve reduzir em até R$ 40 bilhões por ano os custos de importação e exportação. A plataforma centralizará informações e processos burocráticos, facilitando o acesso a dados fiscais, licenças e outras autorizações necessárias para investimentos no Brasil. Alckmin afirmou que o portal faz parte de uma estratégia para atrair mais investimentos, ajudando o Brasil a crescer de forma sustentável e explorando suas vantagens econômicas e territoriais.
O presidente da Apex, Jorge Viana, reforçou o cenário positivo do Brasil para investimentos, mencionando o crescimento econômico acima das previsões, um ambiente de baixa inflação e pleno emprego. Segundo ele, o país possui reservas internacionais significativas, o que aumenta a segurança para os investidores e pode atrair um “boom” de investimentos externos em 2025. Viana destacou que as agências de risco estão revisando as classificações de crédito do Brasil, o que pode elevar a classificação do país e abrir caminho para novos aportes.
Viana ressaltou que o Brasil está próximo de retomar seu grau de investimento, o que incentivaria a participação de grandes fundos internacionais. Caso isso se confirme, a Apex pretende organizar um encontro com os principais fundos de investimento em Nova York no próximo ano, aproveitando o bom momento econômico e a confiança renovada nas perspectivas de crescimento e estabilidade do Brasil.